CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a PCPR faz a noite virar dia em operação no Litoral

PCPR faz a noite virar dia em operação no Litoral

O “Night Sun”, em português “Sol da Noite”, é capaz de iluminar grandes áreas com enorme eficiência, para atuação policial...

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade
Imagem referente a PCPR faz a noite virar dia em operação no Litoral

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) possui helicóptero equipado com “Night Sun”, uma poderosa fonte de luz que pode iluminar áreas de até um quarteirão. Isso permite que tripulantes visualizem seus alvos e policiais em solo operem durante a noite com plena luminosidade. O equipamento foi essencial durante ação policial na mata no final de semana, no município de Paranaguá, litoral do Estado.

No final da tarde de sábado (15), uma pessoa compareceu à Delegacia da PCPR em Matinhos, no litoral, para fazer uma denúncia. Ela relatou que um homem estaria ameaçando de morte seus familiares, inclusive crianças, que moram com ele em uma casa em região de difícil acesso na mata. A residência só poderia ser acessada caminhando, pois havia estrada para carros apenas até certa parte do trajeto. Além disso, foi informado que o homem estaria com mandado de prisão em aberto.

Devido à urgência e às características da missão, a PCPR enviou equipes pelo ar e pelo solo imediatamente. Os policiais civis em terra deslocaram-se de viatura por ruas pavimentadas, rodovias e estradas rurais de difícil tráfego, até que chegaram ao ponto mais distante com acesso possível ao veículo. A partir daí o deslocamento foi a pé em “picadas” no meio da mata.

A equipe aérea decolou da base em Matinhos, em helicóptero equipado com o “Night Sun”. A bordo da aeronave, policiais civis de elite com vasta experiência em operações especiais, capacitados em resgate de reféns, tiro de precisão, salvamento, atendimento pré-hospitalar, entre outros.

Da aeronave foi possível localizar a residência do suspeito no meio da mata. Com o “Night Sun” foi possível iluminar o local para a atuação efetiva dos policiais civis em solo. Eles realizaram abordagem tática ao suspeito que estava em uma espécie de gramado, em área externa, próxima à casa.

As equipes verificaram a documentação do homem, porém não havia nenhum mandado de prisão em aberto contra ele. Os policiais civis conversaram com os familiares na residência e eles negaram estar sofrendo qualquer tipo de ameaça ou agressão, sendo orientados a registrarem Boletim de Ocorrência caso algo ocorresse. Como não havia situação de flagrante ou mandado, o suspeito foi advertido e liberado.

Para o delegado Gil Tesserolli, coordenador da PCPR no Verão Maior, a utilização do helicóptero foi decisiva para a operação. “Sem esse apoio, dificilmente essa pessoa ia ser encontrada”, ressaltou.

TECNOLOGIA EMBARCADA – O “Night Sun”, em português “Sol da Noite”, é capaz de iluminar grandes áreas com enorme eficiência, para atuação policial. A PCPR utiliza o equipamento desde março de 2018, sendo a única força de segurança – entre federais, estaduais e municipais – a possuir aeronave atuando no Paraná com esta tecnologia embarcada.

A luz gerada pelo equipamento é extremamente potente. O delegado Renato Coelho de Jesus, chefe do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR, conta uma curiosidade que ilustra toda essa força: “o ‘Night Sun’ só pode ser acionado em uma determinada altura, no solo é capaz de colocar fogo papel, tecido e outros materiais”.

A PCPR está utilizando helicópteros efetivamente durante o Verão Maior, tanto no Litoral como na Costa Oeste, na região de fronteira. Prontos para operar tanto de dia como de noite, dão apoio a diversas ações essenciais para a manutenção da segurança pública.

Fonte: PCPR

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais