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Imagem referente a Participação do modal ferroviário cresce 6,4% nos portos do Paraná
Modal ferroviário aumenta a participação no transporte de carga pelos portos do ParanáFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Participação do modal ferroviário cresce 6,4% nos portos do Paraná

Os produtos que mais aumentaram a participação no modal ferroviário foram milho, soja, fertilizantes, derivados de petróleo e contêineres.......

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Modal ferroviário aumenta a participação no transporte de carga pelos portos do ParanáFoto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O volume de carga que chega e sai dos portos do Paraná pelos trilhos aumentou 6,4%. De janeiro a abril, 3.112.320 toneladas foram transportadas pela ferrovia. As mercadorias em vagões representam 16,6% do total movimentado no 1º quadrimestre do ano – quase 18,7 milhões de toneladas.

Os produtos que mais aumentaram a participação no modal ferroviário foram milho, soja, fertilizantes, derivados de petróleo e contêineres.

“Em trens, recebemos milho, soja, farelos, algumas cargas em contêineres – como o frango – e açúcar, em produtos destinados à exportação”, afirma o diretor de Operações Luiz Teixeira da Silva Júnior.

Segundo ele, no sentido contrário, saem para o interior em vagões, principalmente, fertilizantes, também algum volume de carga conteineirizada e derivados de petróleo.

No primeiro quadrimestre do ano passado, 7% do volume de milho exportado pelo Porto de Paranaguá chegou em vagões. Neste ano, subiu para 11%. De soja, passou de 28% para 29%. Entre os fertilizantes destinados para o interior, essa participação foi de 2% para 5%.

“A alta no transporte dos derivados de petróleo e dos contêineres em vagões destaca-se ainda mais”, comenta Teixeira. Do líquido, de nenhum volume chegando ou saindo de trem, de janeiro a abril de 2021, passou para uma participação de 12% no modal.

Já entre as cargas em contêineres,13% de todo o volume movimentado no período (3.771.363 toneladas) chegou ou saiu do porto pela ferrovia, no primeiro quadrimestre do ano. No ano passado, 8% do total de 3.680.683 toneladas.

“Temos projetos avançando para aumentar, ainda mais, a participação do modal ferroviário nos portos do Paraná”, menciona o diretor de Operações. “Por exemplo, a Klabin se instalando no terminal na área portuária trará de volta o trem até o costado”, destaca.

Outras duas obras do Estado com o objetivo de fomentar ainda mais esse transporte, são a Nova Ferroeste e o projeto Cais Leste (Moegão), em fase de licitação.

Fonte: AEN

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