CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Previsão para Selic no fim de 2022 segue em 13,25% no Focus do BC

Considerando apenas as respostas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no fim deste ano também ficou em 13,25%....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Mesmo diante da contínua piora do cenário inflacionário, a projeção para a Selic – a taxa básica de juros – no fim deste ano continuou em 13,25%, segundo a atualização parcial do Relatório de Mercado Focus, considerando as projeções feitas até a última sexta-feira (3/6). Essa já era a mediana na última divulgação da Focus, em 2 de maio.

Considerando apenas as respostas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no fim deste ano também ficou em 13,25%.

Para o fim de 2023, a mediana da taxa Selic é de 9,75%, contra 9,25% na última publicação da Focus, em 2 de maio. Considerando as atualizações nos últimos cinco dias úteis, a estimativa é ainda maior, de 10,13%.

No Comitê de Política Monetária (Copom) de maio, o colegiado indicou “como provável uma extensão do ciclo com um ajuste de menor magnitude”, mas destacou que é preciso cautela adicional em sua atuação diante da incerteza da atual conjuntura e do estágio avançado do ciclo de ajuste, com impactos ainda a serem observados.

Com a proximidade do Copom de junho (dias 14 e 15), o BC divulgou nesta segunda-feira uma atualização parcial da Focus, em meio à greve dos servidores, com apenas as medianas para o IPCA, PIB, câmbio e Selic no fim de 2022 e 2023.

O último Boletim Focus foi divulgado no dia 2 de maio, durante uma trégua da paralisação dos funcionários do órgão, que coincidiu com o período pré-Copom do mês passado.

Parte das expectativas de mercado do relatório é usada no modelo de inflação do BC, que, por sua vez, guia as decisões da taxa Selic, hoje em 12,75%. No último Copom, as projeções do BC para o IPCA eram de 7,3% para 2022 e 3,4% para o próximo ano.

Na atualização parcial, o BC não divulgou o número de instituições participantes, nem as medianas da semana anterior ou de um mês atrás, como de costume na Focus. Tampouco trouxe todos os horizontes, sem nenhuma informação sobre 2024 e 2025.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN