CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Já vão tarde

Já vão tarde

Foi divulgado há poucos dias um balanço que mostra a situação financeira extremamente crítica que as três maiores centrais sindicais do país vêm atravessando após a...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade
Imagem referente a Já vão tarde

Sempre pronta a infernizar a vida da sociedade com mobilizações e greves que terminavam, invariavelmente, em arruaças e vandalismo, não é por falta de vontade que a execrável Central Única dos Trabalhadores, braço sindical do PT, ainda não promoveu nenhuma grande manifestação contra o governo Bolsonaro.

É por falta de dinheiro mesmo.

Foi divulgado há poucos dias um balanço que mostra a situação financeira extremamente crítica que as três maiores centrais sindicais do país vêm atravessando após a extinção do abjeto tributo que elas arrecadavam uma vez por ano de todo trabalhador brasileiro, assim como das empresas, e que explica, por si só, o saudável processo de encolhimento a que estão sendo submetidas.

Aos números: em 2017, ainda na vigência do imposto sindical abolido pela reforma trabalhista, a CUT abocanhou mais de 62 milhões de reais. Em 2019, recebeu pouco mais de 440 mil, ou 140 vezes menos. Já a Força Sindical, comandada pelo notório deputado federal Paulinho da Força, embolsou naquele ano 51 milhões de reais e agora teve que se contentar com menos de 1 milhão. Por sua vez, a UGT despencou no mesmo período de 46 milhões para igualmente míseros 1 milhão.

O fato é que os sindicatos, tal como os conhecíamos, criados para fins políticos e para enriquecer dirigentes malandros através de receitas milionárias arrecadadas na marra, só continuarão existindo se forem efetivamente úteis para seus filiados e, desta forma, em contrapartida pelos serviços prestados, conquistarem a adesão voluntária dos trabalhadores.

Mas não será uma tarefa fácil: tão logo o trabalhador ganhou o direito de não pagar, a maioria dos sindicatos viu seus cofres ficarem cada vez mais vazios.

Sem recursos para custear as balbúrdias que promoviam para chantagear empresas e governos, seus diretores estão sendo obrigados a trabalhar, dar duro, suar o rosto e a camisa para sobreviver, como todo e qualquer brasileiro.

Bem-vindos ao mundo real.

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais