CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Economia europeia demonstra resiliência e crescerá, diz Dombrovskis

Dombrovskis disse que a guerra na Ucrânia pesa sobre a atividade econômica e alimenta a inflação. Segundo ele, a UE é a primeira das economias desenvolvidas...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis afirmou nesta terça-feira, 24, que a economia da União Europeia (UE) demonstra “resiliência” e deve crescer este ano e no próximo, mas em ritmo de desaceleração. O comentário foi feito em coletiva de imprensa após reunião do Ecofin, que reúne os ministros das Finanças do bloco.

Dombrovskis disse que a guerra na Ucrânia pesa sobre a atividade econômica e alimenta a inflação. Segundo ele, a UE é a primeira das economias desenvolvidas a ser afetada pelo conflito, não apenas por conta da proximidade geográfica, mas também devido à dependência europeia das fontes de energia da Rússia.

Nesse ambiente desafiador, o político letão antecipou que o bloco pretende manter as medidas de relaxamento das regras fiscais em 2023 e desativá-las em 2024.

Para ele, contudo, isso não deve ser encarado como um sinal verde para o descontrole das contas públicas.

Dombrovskis acrescentou que a UE suspenderá temporariamente as tarifas comerciais à Ucrânia e reforçou compromisso com apoio financeiro ao país, que é alvo de ofensiva militar russa.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais