CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Como usar Conversores de Video Online
Foto Ilustrativa

Como usar Conversores de Video Online

Também chamado de trans codificador, um conversor de vídeo é um software projetado para converter um formato de arquivo nativo em outro formato ex: converter vídeo...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Como usar Conversores de Video Online
Foto Ilustrativa

Existem muitos formatos de vídeo a depender das tecnologias utilizadas ou mesmo preferências, além disso, um formato que pode ser lido em um dispositivo com Windows não necessariamente poderá ser lido em um dispositivo com sistema Mac, Android ou IOS. Os players de vídeo são tão múltiplos que não é fácil achar um formato que funcionem todos. Portanto, para poder desfrutar de seus vídeos em vários players diferentes, é essencial um conversor de MP3 para um ou mais formatos diferentes.

Um Conversor de Vídeo: o que é?

Também chamado de trans codificador, um conversor de vídeo é um software projetado para converter um formato de arquivo nativo em outro formato ex: converter vídeo em MP3. Ele permite a transformação de um arquivo de vídeo usando um formato de codificação específico em um arquivo que usa outro formato. Na verdade, os formatos suportados não são idênticos dependendo do software ou dos dispositivos. Da mesma forma, há uma variedade bastante ampla de formatos de vídeo, por isso às vezes é essencial reprocessar determinados arquivos.

Convertendo um Vídeo: por que Isso Importa?

Cada vídeo que assistimos, qualquer que seja sua fonte (baixado do YouTube, retirado de uma filmadora, etc.), tem uma extensão específica. E várias plataformas estão disponíveis para reproduzir os vídeos. Todas diferentes umas das outras, essas plataformas aceitam formatos de arquivo muito específicos. Nem todos os softwares de conversão, portanto, suportam a diversidade de codecs disponíveis. Daí a necessidade de converter um vídeo.

Neste contexto, é portanto fundamental conhecer os formatos compatíveis com a sua plataforma de leitura. Além disso, existem muitos conversores que o liberam dessa obrigação, pois permitem que você escolha imediatamente o nome da plataforma desejada em sua interface. A razão é simples, as características específicas da ferramenta destinada à reprodução de vídeo são armazenadas nesses softwares.

Você notará que na extensão do arquivo, na maioria das vezes, é exibida por padrão. Mas se não, você pode vê-lo nas opções de pasta no nível do menu. Para Windows 7 e Vista, clique em Tab e escolha “Organizar”. No Windows XP, vá para Exibir. Você também pode simplificar clicando com o botão direito do mouse no arquivo de vídeo a ser convertido para descobrir suas propriedades.

O conversor de vídeo que você que seu você escolheu deve ser compatível com o formato do seu vídeo. Mas você não terá que se preocupar em encontrar o software que precisa, pois são programas que geralmente cobrem vários formatos. A menos que seus vídeos estejam em um formato muito incomum.

Para que Realmente é Usado um Conversor de Vídeo?

Diferentes plataformas e dispositivos têm diferentes requisitos de formato de streaming de vídeo. A incapacidade de reproduzir um filme ou programa geralmente ocorre devido a um problema de formato não suportado ou padrões de transmissão inadequados para um dispositivo de reprodução. A conversão de um vídeo é, portanto, necessária por vários motivos.

Reproduza Vídeo Em Qualquer Dispositivo

Um conversor de vídeo é usado para alterar o formato de um arquivo. Quando se trata de streaming de vídeo, existem muitos formatos. Da mesma forma, certas características, como resolução e codec, tornam um determinado arquivo reproduzível apenas por determinados dispositivos.

Não poder reproduzir um filme ou assistir a um videoclipe em qualquer dispositivo apenas por causa do problema de formato é uma situação bastante irritante. Usar o software de conversão é a maneira mais conveniente de superar esse inconveniente. Um poderoso conversor pode converter um vídeo para o formato correto, independentemente do dispositivo que você deseja usar. Além disso, a qualidade da imagem obtida ao transmitir com o dispositivo de sua escolha permanece a mesma.

Altere o Tamanho e Edite o Vídeo

Um conversor de vídeo tem um decodificador e um codificador. No momento da conversão, o software descriptografa o vídeo original (criptografado de uma forma ou de outra), graças ao seu decodificador. Os dados liberados neste processo são então codificados de uma nova forma (codec H.264). A redução no tamanho do vídeo é causada pela perda de dados. Mas, é uma perda que não afeta em nada a qualidade do vídeo, pois os dados omitidos não são perceptíveis aos seus olhos.

A conversão não é o único campo de ação de um conversor de vídeo. Isso também permite que você modifique o tamanho do arquivo para sua inserção em uma plataforma online. Isso facilita a leitura em alguns dispositivos. Existem até conversores de vídeo capazes de editar o vídeo antes de alterar seu formato. Há também uma função muito comum quando você quer apenas extrair o áudio de um vídeo e não quer ocupar espaço no seu celular com o vídeo todo baixado, para isso basta converter MP4 para MP3 e tudo se resolve.

A execução de trabalhos de edição em um vídeo pode ser necessária em diferentes circunstâncias para permitir a reprodução em boas condições no dispositivo escolhido para esse fim. O objetivo é garantir uma melhor distribuição do vídeo, seja qual for o dispositivo de reprodução utilizado.

Quando o dispositivo destinado a reproduzir um vídeo não o suporta, é necessário converter o formato do vídeo com um conversor de vídeo. Também se usa para o conversor de vídeo como um conversor de MP3 para quando se deseja apenas extrair o áudio do vídeo.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais