CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Esporte Clube Toledo lança projeto e mira início da participação em competições profissionais em 2023
Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

Esporte Clube Toledo lança projeto e mira início da participação em competições profissionais em 2023

A ideia é que o time entre em campo no âmbito profissional já em 2023 para a disputa da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol....

Publicado em

Por Diego Hellstrom

Publicidade
Imagem referente a Esporte Clube Toledo lança projeto e mira início da participação em competições profissionais em 2023
Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

Uma nova história está surgindo no futebol de Toledo! Na noite da última terça-feira, 17, foi lançado e apresentado à imprensa local e regional, o projeto do Esporte Clube Toledo, novo clube de futebol do município. O evento foi realizado no Restaurante Dumont, no Centro da cidade.

A ideia é que o time entre em campo no âmbito profissional já em 2023 para a disputa da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol. O presidente do Esporte Clube Toledo é Jair Benke, que foi gestor da Companhia Paranaense de Energia (Copel) por anos, ele reforça a ideia de iniciar as atividades profissionais em breve.

“Nós optamos por um projeto de longo prazo, que demanda tempo e planejamento, que vai caminhar a passos lentos, mas consistentes, para que haja perenidade. Em 2023 provavelmente nós já iniciaremos o trabalho profissional com a disputa da Terceira Divisão do Paranaense”, revelou o presidente.

O clube não é tão novo assim, pois tenta trazer à tona novamente a história iniciada nos anos 80. A origem do time foi em 1982 com a formação da Associação Atlética União, selecionado amador do Jardim Porto Alegre, que em 1983 passou a ter caráter jurídico com a filiação na Liga de Futebol de Toledo e Federação Paranaense de Futebol. Em 1987 vieram as competições profissionais com a denominação de Toledo Esporte Clube (Nenhuma relação com o atual TEC), que representou o município por anos na Primeira Divisão do Campeonato Paranaense. Agora chega a hora do retorno com a denominação de Esporte Clube Toledo e o resgate das cores vermelho, azul e amarelo, que representam os bons momentos vividos nos anos 80.

Jair Benke comentou sobre a tentativa de fazer esse resgate histórico e de também fazer o futebol com grande profissionalismo e trabalho em equipe. “Nós queremos retomar uma trajetória muito bonita e que mexeu com a população de Toledo, mas com um olhar para o futuro. Não se concebe mais futebol de forma amadora, o cenário atual exige que você tenha gestão, participação e integração de todas as pessoas da sociedade e por isso nós convocamos a presença do poder público, empresários, imprensa e outros. A gente acredita em um trabalho sério, coletivo e sem individualismo”, argumentou.

O dirigente também informou que as camisas e demais itens do clube devem estar à disposição dos torcedores já nos próximos meses. Um site para a comercialização de produtos e divulgação de notícias e informações sobre o time também estará no ar em breve. A ideia é colocar em circulação na comunidade toledana uma grande quantidade de camisas, de forma que a população volte a abraçar o futebol local.

Categorias de base

Um dos grandes diferenciais do novo projeto será o trabalho com as categorias de base. A intenção é a criação de quatro polos com escolinhas em bairros de Toledo e uma unidade central com os atletas que obtiverem maior destaque. Outra possibilidade é a criação de escolinhas em municípios da região, visando o fortalecimento das categorias de base como um todo.

As categorias de base serão geridas pelo coordenador técnico do clube, Agenor Picinin, que é muito conhecido da torcida de Toledo por passagens como treinador e dirigente em times profissionais da cidade. O seu último grande trabalho foi o título da Taça Barcímio Sicupira Júnior de 2019 pelo Toledo Esporte Clube (TEC).

“O nosso pensamento é de massificar o clube em Toledo. O trabalho será feito em todas as comunidades, aquela comunidade que tiver condição de ter um polo, nós vamos buscar informação, vamos prestar solidariedade e se possível montar um polo. A gente já tem quatro polos definidos junto a Prefeitura e esperamos que em sete ou oito meses tenhamos várias crianças, adolescentes e jovens inseridos nesse trabalho. Nosso pensamento é único, fazer o melhor para as nossas pessoas e essas crianças vão levar o nome do clube para toda a cidade”.

Agenor mencionou que o próximo passo é estruturar a questão financeira para colocar o projeto em prática. “O próximo passo é a comercialização das nossas cotas para que a gente possa nos estruturar. O futebol é caro, e na minha cabeça não existe esporte devedor. Nós temos a certeza do apoio do Poder Público com espaço para jogos, treinamentos e algumas questões de materiais, mas não podemos jamais buscar recursos públicos, por isso precisamos dessa estruturação, para o mais breve possível iniciar com as escolinhas”, afirmou.

Parcerias

Algumas parcerias para a estruturação do clube já foram firmadas e aos poucos vão dando cara ao projeto. A primeira delas é com a Prefeitura de Toledo, que por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) irá ceder o Estádio Municipal 14 de Dezembro para a realização dos jogos e campos para a implementação das escolinhas.

Outra parceria importante é com a Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (AFETO). A Afeto existe há aproximadamente 20 anos e realiza um trabalho de iniciação no futsal e futebol feminino, atendendo mais de 300 crianças e adolescentes em suas categorias de base.

A Afeto também representa o município em competições profissionais do futsal feminino e atualmente disputa a Chave Prata do Campeonato Paranaense.

A intenção da parceria com a Afeto é de também implementar o futebol feminino no Esporte Clube Toledo e a partir dessa união, iniciar o trabalho desde as categorias de base e já com uma estrutura forte.

Outra importante parceria firmada será com a Soccer Skills For Life, que é uma plataforma que irá ajudar em uma série de fatores técnicos, táticos e físicos. A ideia é de que a comissão técnica, diretoria, atletas e pais tenham acesso a todas as informações necessárias sobre o desempenho dos jogadores, além da apresentação de detalhes físicos e clínicos.

Todos esses dados serão utilizados para ajudar a melhorar o desempenho dos jogadores e também para acompanhar de perto e detectar possíveis problemas físicos e até clínicos.

Participação de autoridades

O evento de lançamento do Esporte Clube Toledo contou com a presença de ex-jogadores toledanos e também de autoridades políticas do município, como o ex-deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas), o ex-prefeito Lucio de Marchi (Progressistas), o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt (União Brasil) e os vereadores Chumbinho Silva (Progressistas), Jozimar Polasso (Progressistas), Professor Oseias Soares (Progressistas) e Geraldo Weisheimer (PL).

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, salientou que a iniciativa é excelente e que se transformará em mais esporte e lazer para a população. “Nós temos 72 modalidades na Secretaria de Esportes e agora mais um time masculino e feminino. A participação da comunidade tem sido importante e nós estamos confiantes no sucesso desse projeto, pois teremos mais esporte e lazer e com certeza isso se transforma em harmonia dentro das famílias”.

O ex-prefeito Lucio de Marchi também elogiou a iniciativa e ressaltou a valorização dos atletas locais como ponto principal. “Vejo muitas lideranças de Toledo participando desse grande projeto e com união esse clube será muito forte, valorizando os atletas do município e de toda a região”.

Toledo News – Kelvin Polasso

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais