CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Aquisição de idiomas para superar barreiras no mundo dos negócios

Para superar as barreiras comunicacionais no âmbito dos negócios torna-se imperativo a aquisição de idiomas, especialmente se se tem a visão de expandir a organização para...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade

O amplo mundo dos negócios exige que os envolvidos tenham clareza nos convênios e pleno conhecimento na hora de tomar decisões, estabelecer acordos e fechar negociações.  Os empresários não podem trabalhar em meio de ambiguidades ou confusões, daí que não podem estar limitados pela barreira idiomática.

Para superar as barreiras comunicacionais no âmbito dos negócios torna-se imperativo a aquisição de idiomas, especialmente se se tem a visão de expandir a organização para outros mercados internacionais.

O leque de oportunidades presentes no cenário empresarial implica que as companhias se dediquem à busca constante de novos parceiros comerciais dentro de um ambiente globalizado e adaptado à nova era digital.

Para abarcar novos horizontes e avançar além de nossas fronteiras, tanto gerentes como empregados em postos-chave devem dominar os idiomas ou pelo menos ter um nível de compreensão avançado nas línguas mais faladas do mundo.

Ter habilidades nos negócios não é suficiente, os cargos gerenciais requerem de uma equipe de trabalho com boa capacidade para comunicar-se a nível empresarial com pessoas que falam diferentes idiomas.

Importância da aquisição de línguas nos negócios

A compreensão de várias línguas permite a conclusão de acordos comerciais bem sucedidos e a realização eficiente de negociações nos mercados internacionais. À medida que uma organização cresce e se expande adquire prestígio e competitividade nos negócios.

Toda empresa deve evitar que a barreira do idioma limite seu alcance e impeça suas metas até cair na estagnação. Não há desculpas, a tecnologia moderna permite estabelecer comunicação à distância, e no mundo digital há cursos especializados em Preply, para a aprendizagem de línguas estrangeiras, focados em negócios e ditados por professores nativos.

As economias globais são diferentes e cada país oferece oportunidades únicas, por outro lado empresas emergentes sugerem novos projetos, e as que estão consolidadas oferecem por vezes contratos lucrativos.  

Se os funcionários e os diretores executivos de uma empresa não falarem pelo menos duas línguas para estabelecer comunicações com consórcios estrangeiros, correm o risco de ser excluídos de determinados mercados.

A maioria das empresas que solicitam pessoal para cargos executivos exige que os candidatos possuam conhecimentos linguísticos em vários idiomas.

O domínio das línguas é cada vez mais valorizado como uma vantagem competitiva, não só para transcender como marca, mas também para realizar operações de negócios satisfatórias e gerar confiança em clientes de todo o planeta.

Idiomas necessários nos negócios

Cada empresa, negócio ou empreendimento tem suas particularidades, e dependendo de suas necessidades o pessoal de trabalho deverá aprender uma ou mais línguas diferentes da materna.

Há muitas línguas no mundo, mas predominam seis no campo corporativo, geralmente são os mais populares e estudados por empresários, eles são: inglês, chinês mandarim, espanhol, alemão, português e francês.

Por exemplo, Mark Elliot Zuckerberg, CEO da reconhecida rede social Facebook pode se comunicar em chinês mandarim. O líder das comunidades virtuais disse que este conhecimento lhe permitiu fechar negociações importantes na China.

Inglês

O idioma mais utilizado nos negócios é o inglês, inclusive centenas de diplomatas internacionais se comunicam através desta língua. Especialistas afirmam que uma em cada cinco pessoas entende inglês, além do ser falado oficialmente em 45 países.

Chinês Mandarim

O mandarim é a língua oficial da China, aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas falam esta língua. 

A China tem uma economia poderosa e dominante no mundo dos negócios, destaca-se no cenário tecnológico e industrial. 

A maioria das empresas têm interesse em consolidar projetos e negócios neste país, portanto, se você tem em mente abordar o mercado asiático, o mais recomendado é a aprendizagem desta língua.

Espanhol

O espanhol é o idioma oficial de 21 países. Em Espanha e na América Latina fala-se espanhol e cerca de 500 milhões de pessoas exprimem-se nesta língua. Espera-se que, até 2030, o espanhol se torne a segunda língua mais falada no mundo dos negócios.

A presença de falantes de espanhol em todas as latitudes do planeta incentiva milhões de pessoas a decidirem estudar espanhol. Pesquisas demonstram um aumento significativo na demanda da aprendizagem do idioma de Cervantes. 

Os empresários ou empreendedores que planejam se aventurar ou progredir no mercado espanhol ou latino-americano devem considerar seriamente juntar-se à aprendizagem deste idioma.

Outras línguas

As relações comerciais não têm fronteiras, os mercados de negócios têm tomado auge em países com economias estáveis, como por exemplo: Alemanha, Portugal, Brasil e França.  Múltiplas transações são realizadas nas línguas alemã, portuguesa e francesa. 

A França é um destino turístico por excelência, muito procurado, o seu desenvolvimento neste sector leva as empresas a empreender projetos para atrair clientes interessados nesse destino. Atualmente, as empresas devem dispor de uma equipa de trabalho bilíngue ou poliglota como estratégia de negócios. 

Ter a facilidade de comunicação em vários idiomas amplia o campo de ação comercial e promove a expansão para mercados distantes sem barreiras linguísticas.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais