CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Festival Engatinhando retorna com foco nos cuidadores de crianças mais novas
Foto: Divulgação

Festival Engatinhando retorna com foco nos cuidadores de crianças mais novas

“A proposta desta edição é olhar para quem está cuidando, para as pessoas que estão com os bebês, olhando, cuidando, falando, acolhendo, nutrindo. O cuidado para......

Publicado em

Por Prefeitura de Londrina

Publicidade
Imagem referente a Festival Engatinhando retorna com foco nos cuidadores de crianças mais novas
Foto: Divulgação

O “Engatinhando – Festival de arte desde bebês” começa neste sábado (14), em Londrina, com uma programação que inclui rodas de conversas, exibição de filmes ao ar livre, caminhadas, oficinas, bate-papos, brincadeiras e outras atividades. Esse ano, o tema é “Olhando para quem cuida”, com foco nas pessoas que se dedicam e tomam conta das crianças. A programação do festival vai até o dia 21 de maio.

“A proposta desta edição é olhar para quem está cuidando, para as pessoas que estão com os bebês, olhando, cuidando, falando, acolhendo, nutrindo. O cuidado para com as crianças mais novas requer um esforço físico e mental específico. Para cuidar, é necessário que o núcleo familiar esteja bem, que tenha apoio e segurança para poder atender as necessidades básicas desse novo ser”, explica Andréa Pimenta, da organização do evento.

O Festival Engatinhando está comemorando 10 anos. Nos dois últimos anos, o evento teve que ser adiado por conta da pandemia, e agora está de volta com atividades presenciais e remotas. “Acredito que todo mundo quer sair da toca, quer trocar, encontrar, passar o bebê de colo em colo, comer junto no piquenique. No entanto, o receio ainda existe. Por isso, creio que o público queira esse contato, mas ainda muito timidamente ou com certa cautela”, pondera a organizadora.

O Festival Engatinhando tem o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e integra a Fábrica – Rede Popular de Cultura. As atividades começaram no mês de abril, com três lives sobre a primeira infância, e seguem com uma atenção especial aos cuidadores dos bebês.

“Decidimos olhar para esse núcleo que traz as crianças para o ‘Engatinhando’, as famílias e as professoras, que tanto foram julgadas nessa pandemia. Como está este corpo docente, que acolhe o bebê que chega à escola, que brinca, que alimenta, troca essa criança? O bebê sente e vive tudo isso que há ao seu redor. Então faz-se necessário olhar, escutar e cuidar de quem está com esse bebê”, reflete Andréa Pimenta.

Caminhada – No sábado (14), às 9h30, os participantes do evento vão fazer uma caminhada pelo Vale do Rubi, uma área repleta de árvores, pássaros e trilhas, com o objetivo de ocupar, conhecer e caminhar pelos espaços verdes de Londrina. Em seguida, o grupo vai confeccionar móbiles com elementos da natureza e participar da feirinha de mães empreendedoras “Mãe da rua colorida”.

Às 16h, haverá uma roda de conversa on-line com Ana Carol Thomé (Projeto Ser Criança é Natural) e Carol Padilha (Projeto Carona a Pé), sobre os benefícios de caminhar pela cidade desde bebê, com transmissão pelo perfil de Instagram @engatinhando_artedesdebebe. À noite (19h), serão exibidos documentários na Feira da Lua, próxima ao Lar Anália Franco, no bairro Aeroporto.

No domingo (15), às 10h, a programação prevê o Balanço de pano – Vivências com Sling, na Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 870).

Paideia – Na segunda feira (16), às 19h30, no SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52) haverá uma roda de conversa com os pais com o psicanalista e pedagogo Valter Prado. O projeto “Paideia Dialogando Paternidades”, propõe pensar espaços e momentos que promovam a escuta, a troca e a integração entre pais e as muitas paternidades possíveis.

Fala Que Eu Te Escuto ProfeOutro destaque da programação é o “Fala Que Eu Te Escuto Profe”, que será realizado na terça feira (17). Trata-se de um espaço de escuta e fala de professores e professoras, com a participação do Coletivo Papo Corpóreo e da Psicóloga Marcia Sel.

Palhaçaria O ator, palhaço, mestre e diretor de espetáculos para bebês, José Regino, vai ministrar a oficina “Introdução à palhaçaria para primeira infância”. O workshop será realizado em formato EAD, pela plataforma Zoom, é destinado a interessados nas artes cênicas com a primeiríssima infância, com ênfase na palhaçaria, e tem a duração de seis horas, divididas em três dias. A inscrição pode ser feita através do perfil Instagram @engatinhando_artedesdebebe. As vagas são limitadas.

Brincar Eurístico No sábado (21), às 9h, na Casa da Beca (Rua Cristiano Machado esquina com a Av. Nilson Ribas) será realizado o EURECA – Brincar Heurístico, sob a orientação do pedagogo Valter Prado. É um convite às crianças para brincar livremente, sob os cuidados da equipe.

A programação do Engatinhando termina às 20h com uma live sobre “Direitos maternos – conquistas e caminhos a percorrer”, com Ana Castro, mediada por Marisse Queiroz. A transmissão será realizada pelo perfil de Instagram (@engatinhando_artedesdebebe).

Texto: Emília Miyazaki, da assessoria do Festival Engatinhando. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (43) 99951-1900.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais