CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Tatuquara recebe palestra de combate ao comportamento machista
Palestra sobre Masculinidade Consciente na Regional Tatuquara. Curitiba, 11/05/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Curitiba – Tatuquara recebe palestra de combate ao comportamento machista

O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, fez a abertura do encontro e reforçou a importância da gentileza e do respeito nos relacionamentos interpessoais. “Ser......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Tatuquara recebe palestra de combate ao comportamento machista
Palestra sobre Masculinidade Consciente na Regional Tatuquara. Curitiba, 11/05/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Regional Tatuquara recebeu, nesta quarta-feira (11/5), uma palestra do projeto Masculinidade Consciente. Lançado em dezembro de 2021, o programa teve seu primeiro encontro em março deste ano na Regional CIC.

O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, fez a abertura do encontro e reforçou a importância da gentileza e do respeito nos relacionamentos interpessoais. “Ser homem não é ser machista, é covardia usar a força para impor uma ideia, a força está na inteligência”, disse.

O encontro direcionado aos homens aconteceu no auditório da Rua da Cidadania e reuniu líderes comunitários, servidores da regional e alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Beatriz Ansay, que aprenderam a identificar comportamentos machistas e consequentemente combatendo a desigualdade, violência e discriminação contra as mulheres.

“Na minha família mesmo, eu presenciei comportamentos machistas do meu avô com a minha avó, é importante discutirmos esse assunto, mas estamos no século 21 e isso já deveria ter sido mudado faz tempo, na verdade”, comentou Richard Pereira, 17 anos.

Servidor da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) no Tatuquara, Rafael Estival, 43 anos, participou da palestra e reforça a importância de manter o assunto ativo nas discussões. “Antigamente era mais velado e hoje está na pauta, o machismo sempre existiu, mas precisamos diminuir esse comportamento o máximo que a gente conseguir”, declarou Rafael.

A palestra foi realizada pelo assessor da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Ruthes, para conscientizar e trazer uma reflexão, especialmente para os homens, de como isso pode afetar a vida das mulheres e deles próprios.

“A reprodução de comportamentos machistas e preconceituosos são praticadas sem as pessoas refletirem a respeito, muitas vezes nem percebem. Lembrando que a reprodução deste tipo de comportamento também pode ser feita pelas mulheres, já que é uma questão histórico cultural”, salienta Fernando.

A iniciativa é da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e tem o objetivo de estabelecer relações igualitárias e sem violência de gênero.

“É necessário proporcionarmos reflexões e novos pensamentos sobre o machismo e como ele afeta a vida dos homens e as consequências que esse comportamento traz à sociedade”, relata Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

A ação deverá ocorrer até o fim do ano nas outras oito regiões administrativas em que a cidade está dividida. Como material de apoio, está sendo usado a cartilha especialmente desenvolvida pela Assessoria de Direitos Humanos/Políticas Para Mulheres. Clique aqui e baixe a cartilha.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais