CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Londrina participa da 20ª Semana Nacional de Museus
Foto: Divulgação

Londrina participa da 20ª Semana Nacional de Museus

Algumas das atividades gratuitas exigem inscrição prévia, com eventos presenciais e outros com transmissão pela internet.......

Publicado em

Por Prefeitura de Londrina

Publicidade
Imagem referente a Londrina participa da 20ª Semana Nacional de Museus
Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (16), terá início a 20ª Semana Nacional de Museus, com o tema “O Poder Dos Museus”. E a Prefeitura de Londrina participa do evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com parceria do Sesc Cadeião, Unifil e Museu Histórico de Londrina. A ampla programação contempla palestras, cursos, contação de histórias, apresentação artísticas, entre outras atividades. O cronograma completo está disponível no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e neste link web.unifil.br/eventos.

Algumas das atividades gratuitas exigem inscrição prévia, com eventos presenciais e outros com transmissão pela internet.

As atividades da 20ª Semana Nacional de Museus começam oficialmente no dia 16, em todo país. Em Londrina, algumas ações que estão em andamento também farão parte do cronograma. Uma delas é a exposição Poética, de Letícia Marques e Cláudia Rezende. Disponível na sede da Secretaria Municipal de Cultura, desde o dia 16 de fevereiro, a mostra ficará disponível até 20 de maio.

Gravuras do artista Lasar Segall podem ser conferidas no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, com visitação gratuita de hoje, terça-feira (10) até o dia 2 de julho.

Agenda – Do dia 16 até o dia 31 de maio, das 8h30 às 17h, será realizada no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL a exposição “A arte na Folha de Londrina – 1980 a 2010”. Ainda no dia 16, das 13h às 17h, haverá o passeio de fortalecimento de vínculo e contexto histórico “Os Museus Dentro dos Museus”, com visita das equipes dos museus de Londrina, Ibiporã, Rolândia e Sesc Cadeião, ao Museu Histórico de Cambé e ao Parque Histórico Municipal Danziger Hof, também em Cambé.

Na terça-feira (17), das 14h às 15h30, haverá um bate papo com Cláudia Rezende, autora e ilustradora do livro “Perigo na Floresta”, com os alunos da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, do Distrito de São Luiz, realizado de forma on-line. Das 14h às 17h, será realizado curso sobre a organização de arquivos históricos, no Museu Histórico de Londrina, ministrado pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL.

Encerrando a agenda do dia, das 15h45 às 17h45, o encontro “Poéticas”, com Cláudia Rezende, Fernanda Magalhães e Letícia Marquez, falará sobre a trajetória e contexto das mulheres nas artes. Esse evento terá transmissão on-line via Google Meet e pelo Youtube.

Foto: Divulgação

Para quarta-feira (18), a programação da 20ª Semana Nacional de Museus traz encontro virtual para discutir as histórias e memórias de Ibiporã, a partir da estação de trem e o papel da ferrovia no desenvolvimento da região durante os anos 1930-1960. Essa atividade será transmitida das 14h às 15h30. Na sequência, das 15h30 às 17h30, a conversa on-line será em relação aos museus em antigas estações ferroviárias e estações como lugares de memórias.

Quinta-feira (19), das 9h às 11h, haverá contação de História e bate papo com o autor da obra “As aventuras do Gato Caixeiro no Museus”, junto com visita monitorada no Museu Histórico de Londrina. À noite, a partir das 19h, será aberta a exposição de Gabriel Xè, Urbanícones 2, no Sesc Cadeião Cultural.

Nos dias 19 e 20, das 8h30 às 16h30, será exibido o documentário Contos e Causos “O Café e a Estação Ferroviária” (18 Min) no Museu do Café em Ibiporã.

Abrindo a agenda de sexta-feira (20), às 14h, o Museu Histórico de Londrina sedia apresentação do espetáculo “Qual a graça de Laurinda?”, do grupo Triolé. Das 14h30 às 16h30, o Museu do Café em Ibiporã terá uma reunião com o grupo CCI e Pioneiros, além de bate papo e exposição com músicas “Café com Lembrança na Estação”.

No Sesc Cadeião Cultural, às 19h, haverá a abertura da exposição “Mulheres do Mundo”, de Mariana Galera. E das 19h30 às 22h, o público é convidado a participar da “Noite do Chorinho”, no Museu Histórico, com apresentação de músicas e bate-papo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini.

Foto: Divulgação

Sábado, dia 21 de maio, das 14h às 18h, o Museu Histórico de Londrina sedia o Mulheraço, uma tarde de atividades recreativas e visitação. Às 16h, começa a contação de Histórias com Palhaço Furebo, no Sesc Cadeião Cultural. E a Feira Itinerante Londrina Criativa estará no Museu Histórico de Londrina nos dias 21 e 22, das 9h às 17h.

E finalizando a 20ª Semana Nacional de Museus, será lançado o livro “Publicidade Marginal – Funcionamento e Efetividade Argumentativa”, de Antonio Lemes Guerra Junior. O lançamento será às 16h, no Sesc Cadeião Cultural.

Para Imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (43) 3371-6606

Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram / Conselho Internacional de Museus – ICOM Brasil

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais