CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a IDR-Paraná e UEM oferecem cursos para agricultores artesãos
Parceria entre IDR-Paraná e UEM oferece cursos para artesãosFoto: IDR-PARANÁ

IDR-Paraná e UEM oferecem cursos para agricultores artesãos

A ação junto aos artesãos será desenvolvida com a colaboração do curso de Moda da UEM-Cianorte e pretende estimular e valorizar o trabalho de cerca de......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a IDR-Paraná e UEM oferecem cursos para agricultores artesãos
Parceria entre IDR-Paraná e UEM oferece cursos para artesãosFoto: IDR-PARANÁ

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) assinaram um termo de cooperação técnica para auxiliar artesãos a aprimorarem seus produtos. O objetivo é incentivar a criação de novos designs, definindo uma identidade para o artesanato rural paranaense, a partir da cultura e conhecimento tradicionais. A iniciativa é uma forma de garantir trabalho e renda no campo. Já estão abertas as inscrições para a participação nas oficinas online.

A ação junto aos artesãos será desenvolvida com a colaboração do curso de Moda da UEM-Cianorte e pretende estimular e valorizar o trabalho de cerca de mil agricultores familiares envolvidos com o turismo rural, artesanato, agroindústria e cooperativismo. É um incentivo à criação de novos produtos, a partir da aplicação de conceitos de design e criatividade. 

OFICINAS – Os artesãos interessados já podem se inscrever e assistir a oficinas, pré-gravadas, por meio dos canais da UEM e do IDR-Paraná no Youtube. A primeira aula introduz conceitos de design e criatividade, elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de composições criativas e atrativas para o público-alvo dos produtos de artesanato.

Numa segunda oportunidade, os artesãos poderão aprender a elaborar imagens de produtos ou roteiros de turismo rural com a finalidade de divulgá-los em mídias sociais (facebook, instagram, sites e whatsapp). Desta forma, será possível criar estratégias mais adequadas para a divulgação nessas plataformas.

O tema da terceira oficina será a elaboração de produtos de artesanato a partir do uso de casulos de seda de segunda qualidade. Trata-se da apresentação do conceito de ecodesign para os artesãos. A oficina seguinte será sobre a harmonização de ambientes rurais com a utilização de peças antigas e imagens de curadoria. Os artesãos também poderão aprender a fazer peças decorativas usando matéria prima natural (gravetos, sisal, sementes e folhas secas). 

LIVES – A partir de junho serão realizadas lives, sempre às 19h30 pelos canais da UEM e IDR-Paraná no Youtube, com cada um dos conteúdos para que os artesãos possam tirar suas dúvidas com os instrutores. Estão previstas para outubro e novembro as oficinas presenciais.

Confira o cronograma das atividades:

Abril
25.04- Oficina sobre Criatividade

Maio
16.05- Oficina de Imagem

Junho
06.06- Oficina Casulos de Seda
13.06- 19h30- Live: Criatividade
20.06- 19h30-Live; Imagem
27.06-  19h30-Live: Artesanato com Casulo de Seda

Julho
18.07- Oficina de Decoração

Agosto
01.08- Oficina de Criatividade
15.08- Oficina de Imagem
29.08- Oficina de Artesanato com Casulos

Setembro
12.09- Oficina Decoração Rural
19.09- 19h30- Live: Criatividade
26.09- 19h30-Live: Imagem

Outubro
03.10- 19h30-Live: Artesanato com Casulo de Seda
10.10- 19h30-Live: Decoração Rural
31.10- Oficina presencial: Criatividade

Novembro
07.11- Oficina presencial: Imagens
14.11- Oficina presencial: Artesanato com Casulos de Seda
21.11- Oficina presencial: Decoração Rural

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN