CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Voo da Azul não consegue pousar no Aeroporto de Toledo e é desviado para Maringá

Publicado em

O voo saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas às 08h35 e tinha chegada prevista para o Aeroporto de Toledo às 10h35, mas as condições meteorol...
Imagem referente a Voo da Azul não consegue pousar no Aeroporto de Toledo e é desviado para Maringá
Imagem: Flightradar

Por Diego Hellstrom

Ontem, na terça-feira (03) o voo diário da Azul Linhas Aéreas que saiu do Aeroporto de Campinas-SP não conseguiu pousar no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, devido a problemas climáticos. Com isso, a aeronave precisou ser desviada para o Aeroporto Regional de Maringá.

O voo saiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas às 08h35 e tinha chegada prevista para o Aeroporto de Toledo às 10h35, mas as condições meteorológicas adversas evitaram o pouso. A aeronave chegou a esperar por  30 minutos e tentou fazer uma aproximação ao aeródromo local, no entanto não conseguiu aterrissar.

Como as condições meteorológicas não melhoraram, o avião sobrevoou o Aeroporto de Cascavel, porém também não foi possível pousar na cidade vizinha. Diante disso, a aeronave foi deslocada para o Aeroporto de Maringá, que era o local com as melhores condições para um pouso seguro.

Como a aeronave não conseguiu pousar em Toledo, o voo que sairia do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho com destino a Campinas às 11h20 foi cancelado. Os passageiros que embarcariam em Toledo foram remanejados para os próximos voos que saem de Cascavel e Foz do Iguaçu, dependendo da disponibilidade ou mesmo para o voo de Toledo nesta quarta-feira (04).

Os passageiros que desembarcariam em Toledo foram deslocados até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho com um ônibus oferecido pela Azul Linhas Aéreas.

No dia 08 de abril outro voo vindo de Campinas para Toledo não conseguiu pousar por condições meteorológicas adversas e naquela ocasião precisou ser transferido para Foz do Iguaçu.

Os voos entre Toledo e Campinas começaram a ser operacionalizados pela Azul Linhas Aéreas em 20 de dezembro de 2021. Desde então, foram 62 operações, com 60 concluídas com sucesso e duas transferidas para outros aeroportos.

As operações desta quarta-feira (04) no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho estão mantidas até o momento.

Um dos anseios para o Aeroporto de Toledo é a operação por instrumentos, que auxilia na aterrissagem em condições climáticas adversas. “Nós já temos a liberação da ANAC para a utilização da operação por instrumentos. Agora aguardamos o PBZPA (Plano Básico de Zoneamento de Proteção de Aeródromo) que está no Cindacta 02 para enfim poder iniciar as operações do ATR-72 por instrumentos em condições meteorológicas adversas. Isso vai melhorar ainda mais a qualidade do atendimento em nosso aeroporto”, informou o diretor do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, Luciano Puzzi.

As aeronaves menores já podem utilizar os instrumentos para pouso e decolagem em condições meteorológicas adversas.

Toledo News

Veja também

Notícias Mais Acessadas Agora

Notícias Mais Lidas