Secretaria de RH promove curso virtual sobre a ergonomia no setor administrativo
As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio, sendo realizadas pela internet no site da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina (clique aqui). O......
Publicado em
Os interessados em aprender a identificar possíveis problemas causados pela má-postura durante o trabalho e descobrir as medidas preventivas, podem se inscrever no curso “Aspectos da Ergonomia no Setor Administrativo”. A atividade será realizada de forma on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Prefeitura de Londrina. As aulas já estão gravadas e disponíveis.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio, sendo realizadas pela internet no site da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina (clique aqui). O curso poderá ser feito até o dia 30 de junho. A carga horária total será de 15 horas. Podem participar os servidores públicos municipais que trabalham em funções administrativas, além dos interessados no assunto. Essa é a última ação do Abril Verde, organizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH).
O objetivo do curso é ajudar os trabalhadores identificar os problemas ergonômicos, os fatores de risco, além de conhecer as medidas de prevenção para diminuir ou eliminar o surgimento de doenças laborais. Para tanto, os ministrantes da atividade serão os três engenheiros do Trabalho, Gilberto Miguel da Silva; Rodrigo Bacarin (que também é gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da SMRH) e Anelise Junker, que é coordenadora pedagógica do curso.
De forma didática, durante o encontro, os engenheiros do Trabalho vão ensinar sobre o que é ergonomia no local de trabalho; apresentarão a Norma Regulamentadora nº 17 do Governo Federal; vão mostrar como usar adequadamente o mobiliário do ambiente de trabalho (cadeiras, mesas e computadores); falarão sobre a importância da postura física correta e dos intervalos regulares para alongamentos durante o trabalho e vão tratar também das doenças laborais e das formas de preveni-las.
Segundo o engenheiro do Trabalho e gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Bacarin, a ideia para a realização da atividade surgiu devido ao grande número de servidores acometidos por doenças relacionadas ao trabalho, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Entre os benefícios de colocar em prática as orientações posturais estão o aumento da produtividade, melhora da postura, redução de acidentes de trabalho, diminuição de doenças ligadas ao trabalho, consequentemente, de afastamentos e aumento na sensação de bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. A inscrição e o curso são gratuitos.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou