CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Clubes pedem melhor distribuição de receitas para oficializar apoio à Libra

Apesar da presença em reunião realizada nesta terça-feira, em um hotel de São Paulo, nenhum representante desses times assinou o documento que prevê a criação da...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O apoio de 14 clubes à criação da Libra, potencial liga do futebol brasileiro, depende de negociações para definir uma distribuição de renda considerada mais justa. A reivindicação foi confirmada na noite desta terça-feira, em uma nota de esclarecimento emitida em conjunto por América-MG, Atlético-MG, Athletico-PR, Atletico-GO, Avaí, Botafogo, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional e Juventude.

Apesar da presença em reunião realizada nesta terça-feira, em um hotel de São Paulo, nenhum representante desses times assinou o documento que prevê a criação da liga. Até agora, apenas Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Cruzeiro e Ponte Preta oficializaram o apoio.

No comunicado divulgado nesta segunda, os clubes não assinantes do documento explicaram que a sugestão da criação da Libra foi bem recebida, mas alguns termos colocados não agradaram. A principal questão é a respeito da distribuição de receitas, menos desigual que a colocada em prática atualmente, mas ainda injusta, segundo a avaliação dos dirigentes.

“O documento apresentado e por ora assinado apenas por alguns Clubes apresenta regras de distribuição de receitas que pouco reduzem a atual disparidade de divisão de receitas. Há sim ali uma redução da diferença, mas ainda aquém do ideal, o que pode ser facilmente atingido por meio do diálogo”, diz um trecho da nota.

“Entre as várias questões a serem discutidas, os aspectos principais são o percentual previamente definido para a distribuição de receita igualitária, o limite a ser estabelecido como diferença de receita entre o primeiro e o último clube da competição. Há, ainda, outros pontos a serem debatidos, sobretudo no que tange ao critério de engajamento, mas que podem ser objeto de aprofundamento após o efetivo ingresso dos Clubes signatários na Liga”, completa.

Como mostra o texto, apesar da divergência, a possibilidade de entrar em um acordo sobre a distribuição é tratada com algum otimismo. Sem tal concessão, contudo, o andamento continuará travado. Uma nova reunião, marcada para o dia 12 de maio, pode trazer novas definições para o assunto.

“Os clubes signatários desta carta se dispõem a assinar a formação da Liga tão logo seja possível uma análise aprofundada sobre os critérios mencionados, além de outros, de menor impacto e que podem ser analisados no momento oportuno, mas igualmente importantes, razão pela qual confiam que, até a próxima reunião, com possíveis avanços no entendimento de solucionar tais pontos será possível chegarmos a uma adesão de Clubes em maior número e com isso a formalização da Liga com muita força e unidade”, afirmam os clubes.

A proposta da criação da liga é da Codajas Sports Kapital. A La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, em conjunto com as empresas XP e Alvarez & Marsal, é outra interessada na operação, com a qual acredita ser possível arrecadar 5 bilhões de euros (R$ 25 milhões) anualmente, e também enviou proposta. A outra oferta na mesa é a da LiveMode/1190, empresa que comprou os direitos de transmissão do Brasileirão para o exterior.

Segundo a ideia apresentada, o novo formato valeria somente a partir de 2025. Isso porque os contratos até 2024 já estão assinados. A CBF, por sua vez, ficaria responsável pelos jogos da seleção brasileira, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN