CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Prefeitura orienta pessoas em situação de rua sobre cuidados com animais de estimação
Foto: Vivian Honorato - N.Com

Prefeitura orienta pessoas em situação de rua sobre cuidados com animais de estimação

Através da iniciativa, a equipe esteve em três pontos frequentados por pessoas em situação de rua, nas avenidas Tiradentes e Maringá e no Jardim Ideal. Em......

Publicado em

Por Prefeitura de Londrina

Publicidade
Imagem referente a Prefeitura orienta pessoas em situação de rua sobre cuidados com animais de estimação
Foto: Vivian Honorato - N.Com

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais do Ambiente (Sema), de Assistência Social (SMAS) e de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta terça-feira (3) uma ação voltada a orientar pessoas em situação de rua sobre como cuidar de seus animais. Por parte da Sema, participaram da atividade a diretora de Bem-Estar Animal, Graziella Damante, a pedagoga Luciana Leite e a psicóloga Renata Granner. Também estiveram presentes os veterinários Guilherme Garcia e Valmor Venturini, da Secretaria de Saúde; e, pela Assistência Social, o assistente social Daniel Soares da Silva e a orientadora social Miriam Tiemi.

Foto: Vivian Honorato – N.Com

Através da iniciativa, a equipe esteve em três pontos frequentados por pessoas em situação de rua, nas avenidas Tiradentes e Maringá e no Jardim Ideal. Em um dos pontos, foi constatado que uma cadela mantida pelos moradores já tinha sido encaminhada, por uma residente do bairro, para a castração em uma clínica particular. Outros dois animais foram atendidos, em diferentes locais, sendo que seus tutores foram informados pelos técnicos sobre os procedimentos referentes à castração, incluindo os pré e pós-operatórios. Além disso, a equipe forneceu vermífugo, assim como remédios e substâncias utilizadas para o controle de carrapatos.

Segundo a diretora de Bem-Estar Animal, Graziella Damante, um dos principais objetivos da ação é atuar em conjunto com a Secretaria Municipal da Assistência Social, para mapear essas pessoas e seus animais de forma a pensar em políticas públicas específicas. “Entendemos a importância dos animais para as pessoas em situação de rua e queremos nos unir para que esses animais possam ser supervisionados por nós, inclusive com ações como a entrega de ração, medicamentos e castração”, disse.

Foto: Vivian Honorato – N.Com

A pedagoga Luciana Leite destacou que, de maneira geral, os animais mantidos por pessoas em situação de rua são muito bem-cuidados por seus tutores, e acrescentou que a equipe pretende fazer visitas periódicas de retorno para acompanhar esse público. “Estamos planejando, inclusive, trabalhar em parceria com a Assistência Social para realizar a distribuição de roupas de inverno para os animais dessas pessoas durante a Operação Noite Fria. Percebemos que esses cidadãos são muito apegados aos animais de que cuidam, e têm uma relação de carinho com eles. Como é difícil chegar a esse público através das nossas ações regulares, iniciamos a parceria com a Assistência Social, e pretendemos ampliar essa iniciativa”.

Para o assistente social Daniel Soares da Silva, os resultados iniciais da ação são bastante positivos.  “Foi possível perceber as necessidades que esse público tem, e isso servirá para a Sema direcionar seu trabalho e para que possamos fortalecer nossa atuação, por meio dessa união de forças. Nosso desafio é propor uma reflexão ampliada para as pessoas que lidam com a causa animal no município, incluindo o poder público e as organizações da sociedade civil, sobre a importância de atuar também junto às pessoas em situação de rua e seus animais”, pontuou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Bem-Estar Animal, Graziella Damante, pelo telefone (43) 3372-4775.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais