CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Idosos realizam atividade prática do projeto Canteiro Saudável

Essa fase complementará a parte teórica do projeto, que começou em março deste ano, através de quatro aulas presenciais com duração de duas horas. Agora, está......

Publicado em

Por Prefeitura de Londrina

Publicidade

Nesta terça-feira (3), às 9h, acontecerá o primeiro encontro prático do projeto Canteiro Saudável, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). A atividade prática será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste), que fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.

Essa fase complementará a parte teórica do projeto, que começou em março deste ano, através de quatro aulas presenciais com duração de duas horas. Agora, está sendo montado o canteiro suspenso para o cultivo das plantas medicinais. O responsável pelas orientações a respeito das plantas medicinais, que serão cultivadas no local, é o padre José Aparecido Rocha, o Padre Zezinho. Ele é especialista em plantas medicinais e ajudará compartilhando seus conhecimentos sobre o cultivo, cuidados e as propriedades medicinais das plantas no combate de diversas doenças.

Foto: Divulgação Secretaria do Idoso

O objetivo do Canteiro Saudável é promover o bem-estar, a qualidade de vida e a socialização dos idosos unindo com o conhecimento teórico e prático sobre as plantas medicinais. Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, o projeto já está dando excelentes frutos, com a grande participação dos idosos. Até o momento, 30 pessoas acima de 60 anos estão participando da ação. “Eles estão ansiosos para o início das aulas práticas, porque as primeiras foram teóricas e eles aprenderam muito sobre as plantas medicinais com o Padre Zezinho e também puderam compartilhar seus conhecimentos sobre o assunto. Foi uma troca de saberes muito rica, porque eles se socializaram e estão ativamente em contato com todas as outras orientações e informações dos Centros de Convivência”, contou.

Além da socialização dos idosos, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino, lembrou que, de acordo com especialistas, o contato com a terra ajuda a promover a atenção em algo que dá prazer e a diminuir o estresse, assim como promove o relaxamento e o desenvolvimento do senso de responsabilidade. “O plantar trabalha a paciência, a espera pela germinação, o florescimento e a colheita, além de todos os cuidados com o solo. Isso tem um efeito terapêutico, que só o mexer com a terra e lidas com as plantas dá. Com a vida cada vez mais agitada e estressante, esse é um momento de relaxamento para os idosos participantes do projeto”, disse Choucino.

Foto: Divulgação Secretaria do Idoso

Essa atividade faz parte de um amplo projeto estimulado pelo prefeito Marcelo Belinati, que visa propagar a importância de hortas comunitárias em todos os bairros da cidade e na zona rural.

De acordo com o vice-prefeito, João Mendonça, por meio do Agriurbana, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ajuda nos investimentos para a aquisição dos materiais necessários e as demais secretarias o colocam em prática, tendo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento como administradora do projeto.

“É um projeto construído por várias mãos, em que já temos várias hortas escolares e a tendência é que se multipliquem rapidamente por toda cidade. Temos o equivalente a uma grande fazenda urbana, que são lotes urbanos, produzindo mato alto, onde as pessoas jogam lixo e acabam ajudando o Aedes aegypti. Com o projeto, faremos uma limpeza permanente, porque esses terrenos estarão sendo cultivados com vários alimentos, que servirão de comida para as pessoas que participarem do projeto. Essas pessoas poderão levar os alimentos para a casa e quem sabe, no futuro, quando tiver excedente, vender em feiras”, disse o vice-prefeito.

A ideia é que, futuramente, além das escolas municipais e dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa, outras instituições integrem a ação, como os participantes dos CRAS, CREAS e da educação ambiental. Atualmente, além dos terrenos públicos, outros pertencentes a igreja católica estão recebendo o plantio de hortas.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais