Sema faz contação de histórias infantis sobre maus-tratos aos animais
Durante a ação, a professora Márcia Batista, da rede municipal, e a veterinária Cristina Tanaka, integrante da entidade SOS Vida Animal e do Conselho Municipal de......
Publicado em
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realizou uma contação de histórias para alunos da rede municipal na quinta-feira (28), abordando os maus-tratos aos animais. Realizada na Biblioteca Pública Infantil de Londrina (Praça 1º de Maio, 110), a atividade contou com a participação de 41 estudantes do 1º e 2º ano da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi.
Durante a ação, a professora Márcia Batista, da rede municipal, e a veterinária Cristina Tanaka, integrante da entidade SOS Vida Animal e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA), conversaram com as crianças sobre assuntos como maus-tratos, abandono, castração e adoção de animais. Além disso, Batista contou a história “Clementina, a Gata”, escrita por Sylvia Orthof.
A atividade também teve a participação da pedagoga Luciana Leite e da psicóloga Renata Grunner, ambas da Sema. De acordo com Leite, a contação foi a primeira ação do projeto Animal Cultural, conduzido pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), e também encerrou a programação do Abril Laranja, mês dedicado à conscientização contra os maus-tratos aos animais.
Foto: Divulgação/Sema
“O Animal Cultural é uma atividade que será realizada o ano todo, para alunos de escolas municipais e estaduais. Por meio da contação de histórias, queremos promover a conscientização das crianças e adolescentes de maneira lúdica, marcada pela interação e participação. As ações serão realizadas uma vez por mês, em diferentes lugares, como o Parque Arthur Thomas, onde faremos a contação de 13 de maio. Também levaremos animais resgatados ou que estejam esperando adoção às sessões, assim como cães do canil da Guarda Municipal, para que as crianças possam interagir com eles”, disse a pedagoga.
Leite acrescentou que, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, a DBEA está realizando a arrecadação de livros sobre a causa animal, com o objetivo de compor um acervo voltado ao tema na Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Os interessados podem doar os materiais diretamente à Secretaria do Ambiente, localizada no Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155 – Jardim Piza) ou à Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413).
Curso sobre mordeduras – Outra atividade voltada à temática animal foi a palestra “Como evitar acidentes com mordeduras caninas?”, realizada nesta sexta-feira (29), no auditório da Sema. Ministrada pelo guarda municipal e adestrador Jesse Vander Bortoto, a oficina fez parte da programação do Abril Verde, campanha voltada à prevenção de acidentes no trabalho.
Ao todo, 22 servidores da Sema, entre fiscais e técnicos operacionais, participaram da ação. Conforme a pedagoga Luciana Leite, que compareceu à palestra, a atividade é importante porque esses profissionais estão constantemente em contato com animais, seja durante as ações de fiscalização ou trabalhos realizados nas ruas. “Foi uma atividade muito interessante, em que o palestrante explicou como observar os animais e perceber os sinais de que eles estão agressivos, ou pretendem atacar. Também houve orientações sobre como se comportar durante um ataque canino, quando a pessoa deve permanecer imóvel, de forma a não provocar o animal”, contou.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou