
Em evento no TJSC, idealizador do Judiciário Exponencial debate metaverso e inovação
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina é a sede, desde terça-feira (26/4), da 9ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual......
Publicado em
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina é a sede, desde terça-feira (26/4), da 9ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic JE). A programação incluiu painéis e apresentações sobre soluções tecnológicas, desafios da segurança da informação e cibersegurança.
Na tarde desta quarta-feira, na segunda rodada de debates, o advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, apresentou as tendências de inovação e tecnologia. Ele abordou a importância de uma gestão ágil, criativa e resiliência, dentro da nova realidade, com foco no metaverso – mundo virtual, interativo e imersivo. Ele citou pesquisa recente da Gartner: “Mais de 25% da população passará uma hora no metaverso até 2026”.
Para o especialista, estamos na próxima geração da internet e o Judiciário precisa entendê-la e se adaptar. “O desafio de regulamentar o metaverso fará parte dos novos desafios da Justiça”, disse.
Segundo ele, uma revolução acontece quando a sociedade adota novas tendências e “é exatamente o que acontece hoje”. Mas para que esta revolução seja positiva, o primeiro passo é que as instituições públicas e privadas apostem na sustentabilidade e na inclusão. “Precisamos ressignificar a nossa relação com o planeta”, afirmou. Piccoli é autor do livro “Judiciário Exponencial”, que destaca os melhores cases de inovação na justiça e introduz neste ecossistema o conceito de Organizações Exponenciais.
Para encerrar as palestras desta quarta-feira, com o tema “O Futuro é Aberto”, o arquiteto chefe para América Latina, da Suse, Roberto Salomon, falou do conceito de Open Source – software de computador com seu código fonte disponibilizado e licenciado com código aberto; Edson Shiino, especialista de Pré-Vendas da IT2B, abordou a Hiperautomação Inteligente no Judiciário; e o palestrante de comunicação e autor do livro Sem Sufoco, Franco Júnior, dissertou sobre a importância do Poder da Oratória no Mundo Jurídico.
O Enastic é uma família de eventos segmentados que tem como diferencial a realização em parceria com instituições do ecossistema de Justiça. A cada edição um novo anfitrião sedia o encontro e o apoia em conjunto com o Judiciário Exponencial. Esta edição do evento – que termina nesta quinta-feira – tem como público-alvo líderes e gestores da Justiça Estadual e Militar, desembargadores, juízes, diretores de Tecnologia, diretores-gerais, gestores técnicos e de inovação.
Fonte: TJSC
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou