CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Mutirão vai orientar a população trans sobre retificação de prenome e gênero
Mutirão vai orientar a população trans sobre retificação de prenome e gênero.

Curitiba – Mutirão vai orientar a população trans sobre retificação de prenome e gênero

O mutirão será gratuito, das 10h às 17h, na sede central da Defensoria Pública, na Rua José Bonifácio, 66, 3º andar, no Centro, atrás da Catedral......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Mutirão vai orientar a população trans sobre retificação de prenome e gênero
Mutirão vai orientar a população trans sobre retificação de prenome e gênero.

Mulheres e homens trans que desejam iniciar o processo de retificação de prenome e gênero e não sabem como fazer terão  uma grande oportunidade no início de maio. Na segunda-feira (2/5), a Defensoria Pública do Estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual, vão promover o Mutirão de Orientação para Retificação de Prenome e Gênero para a População Trans.

O mutirão será gratuito, das 10h às 17h, na sede central da Defensoria Pública, na Rua José Bonifácio, 66, 3º andar, no Centro, atrás da Catedral Basílica de Curitiba. 

Durante o mutirão, travestis, transexuais e pessoas não binárias (não se identificam nem como masculino nem feminino) receberão informações e terão todo o apoio para que consigam dar entrada no processo para retificação de prenome e gênero. Tudo será feito gratuitamente.

“Será a primeira vez que o mutirão será feito em uma parceria da Defensoria Pública com a Prefeitura de Curitiba. Além do aumento de buscas da população para retificação de prenome e gênero, reconhecemos a importância e necessidade da realização do mutirão”, explicou o assessor de Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Roberto Ruthes. 

Esse processo de mudança de certidões também é oneroso.

“É um processo caro e muitas pessoas não têm condições de pagar. No mutirão, será dado o início ao processo, tudo gratuitamente. É um respeito ao direito da pessoa se identificar, ter um nome condizente com a sua identidade de gênero”, afirmou Ruthes. 

No mutirão, representantes do Instituto de Identificação do Paraná vão dar informações sobre alteração do Registro Geral.

A orientação às mulheres trans será feita pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem). Para homens trans, o serviço é oferecido pelo Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (Nucidh).

A Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria Municipal da Saúde e a Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual irão acompanhar o evento e oferecer informações sobre serviços.

Documentos

É importante que a população que deseja obter as orientações compareça ao mutirão com os seguintes documentos:

– RG e CPF
– Título de Eleitor(a)
– Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório para mulheres trans
– Comprovante de endereço ou declaração de endereço

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais