CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a CMA busca informações sobre situação de fundo da biodiversidade
Marcelo Camargo/Agência Brasil

CMA busca informações sobre situação de fundo da biodiversidade

O FNRB foi criado em 2015 com o objetivo de valorizar o patrimônio genético e os conhecimentos tradicionais associados, além de promover seu uso de forma......

Publicado em

Por Agência Senado

Publicidade
Imagem referente a CMA busca informações sobre situação de fundo da biodiversidade
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) volta a se reunir na quarta-feira (27), a partir das 8h30. Entre os destaques na pauta de votações, está um requerimento do presidente da comissão, Jaques Wagner (PT-BA), que pede informações ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sobre o Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios (FNRB).

O FNRB foi criado em 2015 com o objetivo de valorizar o patrimônio genético e os conhecimentos tradicionais associados, além de promover seu uso de forma sustentável. A busca de informações detalhadas sobre como estaria se dando a atuação do FNRB na atual gestão da pasta é uma iniciativa do Fórum Geração Ecológica, que funciona no âmbito da CMA como um polo de discussão com a sociedade civil.

No requerimento, Wagner lembra que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o responsável pela gestão dos recursos do FNRB — que, segundo o site do ministério, tem emitido desde 2020 boletos às instituições com termos de compromissos firmados e que optaram pela modalidade de repartição de benefícios decorrente da exploração econômica de produtos desenvolvidos a partir da biodiversidade e do conhecimento tradicional associados ao patrimônio genético. Segundo o estudo Gastos Federais com Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade no Brasil (2001-2020), os valores depositados na conta do FNRB no ano de 2021 ultrapassaram R$ 3 milhões. Hoje, segundo estimativas do senador, o total ultrapassaria R$ 4 milhões.

“Esses recursos devem ser destinados a ações como criação de coleções de amostra do patrimônio genético; capacitação de recursos humanos associados ao uso e conservação do patrimônio genético ou do conhecimento tradicional associado; e proteção, promoção do uso e valorização dos conhecimentos tradicionais. Mas para a devida destinação de recursos, requer-se que o Comitê Gestor do FNRB, presidido pelo ministro Leite, tenha aprovado o Manual de Operações do FNRB. As informações que requeremos visam esclarecer sobre o estado da arte de funcionamento do FNRB. Nosso objetivo é compreender os entraves e dificuldades de operacionalização do FNRB”, explica o senador.

Situação dos repasses

Entre outros questionamentos, a CMA pede ao ministério informações sobre o montante já desembolsado pelo FNRB para atividades relativas a suas finalidades. Caso não tenham sido desembolsados recursos financeiros, a comissão questiona quais são as causas dessa situação e que providências estão sendo implementadas para superá-las.

A CMA também quer saber se o Comitê Gestor do FNRB “encontra-se em efetivo funcionamento” e, se ainda não tiver aprovado o Manual de Operações do fundo, a razão desse atraso. A comissão também questiona o MMA sobre o cronograma de trabalho do Comitê Gestor previsto para 2022 e se existe alguma previsão de editais para o estabelecimento de convênios, termos de parceria, colaboração ou fomento, acordos, ajustes ou outros instrumentos de repasses de recursos previstos em lei.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN