Curso da CMTU para motociclistas atende jovens do Tiro de Guerra
Durante a oportunidade, cerca de 50 recrutas receberão informações sobre direção defensiva, equipamentos de proteção, noções de equilíbrio e reflexo, técnicas de frenagem, saída de rampas,......
Publicado em
No próximo sábado (23), das 8h às 14h, atiradores do Tiro de Guerra (TG) de Londrina terão a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a pilotagem segura de motocicletas. O treinamento será ministrado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), na sede do órgão de serviço militar.
Durante a oportunidade, cerca de 50 recrutas receberão informações sobre direção defensiva, equipamentos de proteção, noções de equilíbrio e reflexo, técnicas de frenagem, saída de rampas, comportamento em curvas, entre outros tópicos.
Foto: CMTU
Na segunda metade do curso, os participantes poderão colocar em prática os ensinamentos apresentados, em um circuito montado no local especialmente para este fim. Além de retas e conversões, a pista terá obstáculos e outros elementos que simulem a dinâmica viária.
De acordo com André Stabelini, agente municipal responsável pela capacitação, somente os atiradores já habilitados estarão aptos a esta etapa. “A parte teórica, no entanto, será trabalhada com todos que tiverem interesse, até para que os integrantes cheguem às autoescolas com boa noção do que irão apreender”, explicou.
Para o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, a formação terá o papel de complementar o preparo dos jovens para o dia a dia das ruas. “Trata-se de um público muito novo, com idades entre 18 e 20 anos, que está tirando agora a carteira de motorista. Nossa ideia é ajudá-los, de forma a evitar acidentes por falta de técnica ou imprudência”, pontuou.
Segundo o subtenente André Badalotti, responsável pelo TG, o número de acidentes entre jovens incorporados ao Exército Brasileiro, país afora, é muito grande. Somente na unidade de Londrina, entre março e abril, foram contabilizados cinco acidentes com moto entre os militares.
Badalotti afirma que os dados são preocupantes e têm motivado muitas conversas com os atiradores. “Pedimos sempre que eles tenham muita atenção durante a pilotagem. Esperamos que, com essa parceria com a CMTU, esses índices diminuam. Nossa ideia é proporcionar mais segurança na condução das motocicletas, um meio de transporte mais barato e rápido, porém bastante perigoso”, declarou.
Foto: CMTU
Ação formativa – Lançado em abril do ano passado, o curso de aperfeiçoamento de motociclistas da CMTU é ministrado continuamente. As aulas ocorrem no Autódromo Ayrton Senna, mas excepcionalmente podem ser realizadas em outros espaços, como no Tiro de Guerra.
Voltada a motociclistas habilitados na categoria A e com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, a formação atende tanto motociclistas comuns quanto empresas interessadas na reciclagem de funcionários.
Desde que passou a ser oferecido, o treinamento já atendeu aproximadamente 150 pessoas entre entregadores de aplicativo, motoboys, policiais, advogados, engenheiros e outros profissionais das mais diversas áreas.
Para participar, o interessado deve acessar o site da CMTU, clicar no menu “Trânsito” e, em seguida, preencher o formulário disponível na opção “Educação no Trânsito” / “Requerimentos”.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou