CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Livros de Monteiro Lobato são doados para acervo das bibliotecas públicas municipais
Foto: Divulgação

Livros de Monteiro Lobato são doados para acervo das bibliotecas públicas municipais

Dentre os títulos, que em breve estarão disponíveis nas bibliotecas, há edições dos clássicos Reinações de Narizinho, Emília no País da Gramática, Dom Quixote das Crianças,......

Publicado em

Por Prefeitura de Londrina

Publicidade
Imagem referente a Livros de Monteiro Lobato são doados para acervo das bibliotecas públicas municipais
Foto: Divulgação

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) recebeu um presente especial que irá beneficiar vários londrinenses. O especialista na obra de Monteiro Lobato, Léo Pires Ferreira, doou 80 livros para as bibliotecas públicas municipais, todos de autoria de Lobato e voltados ao público infanto-juvenil.

Foto: Divulgação

Dentre os títulos, que em breve estarão disponíveis nas bibliotecas, há edições dos clássicos Reinações de Narizinho, Emília no País da Gramática, Dom Quixote das Crianças, Peter Pan e A Chave do Tamanho, entre outros. O escritor Monteiro Lobato é considerado o pai da literatura infantil brasileira.

A diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Maria Araújo, recebeu os exemplares e explicou que a doação foi muito importante para complementar o acervo das bibliotecas. “O senhor Léo Pires Ferreira nos doou várias obras, em especial para a Biblioteca Infantil, porque ele quer que fique completa a coleção de Lobato nessa unidade. Em relação a alguns títulos, ele adquiriu sete exemplares de cada obra, um para cada biblioteca pública, e que ainda não tínhamos no acervo. É uma contribuição muito bem-vinda, de obras valiosíssimas que poderemos ofertar para a formação dos nossos leitores”, afirmou.

Foto: Divulgação

Agrônomo de formação, Léo Pires Ferreira é pesquisador aposentado pela Embrapa e um grande entusiasta da literatura produzida por Monteiro Lobato. Ele contou que teve o primeiro contato com o autor aos sete anos, quando uma professora do antigo Primário lhe emprestou Os 12 Trabalhos de Hércules que, à época, era composto por doze volumes. “Hoje, aos 80 anos, acabei acumulando uma bagagem muito grande de estudos e pesquisas sobre a coleção de literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato. E quero poder continuar fazendo isso, contribuindo de alguma forma. É uma enorme satisfação poder ajudar que crianças e jovens também conheçam esses livros”, comentou.

Ferreira citou, dentre as principais características dos livros infanto-juvenis escritos por Lobato, a abordagem de diversos temas – como gramática, história, mitologia e biologia – de uma forma que possa ser aprendida pelas crianças. “Essa diversidade de temas se soma ao fato de que ele incentiva a criança a pensar. E nossas crianças precisam aprender a questionar; em todos esses anos percorrendo escolas e universidades, considero fundamental termos um espírito crítico e questionador”, frisou.

Quem tiver interesse em contribuir com o acervo das bibliotecas públicas municipais, doando exemplares novos ou usados, pode entrar em contato com o Setor de Acervo, pelo telefone (43) 3371-6504, e falar com o coordenador de Processamento Técnico da SMC, Marcos Moraes.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais