
Programa social Capacita Mais Paraná ganha novos espaços na Ceasas do Estado
O evento aconteceu no Centro de Eventos da Ceasa e contou com a participação de Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de......
Publicado em
Por CGN

A Superintendência Geral de Ação Solidária do Estado do Paraná, vinculada à Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), lançou nesta terça-feira (19), na Ceasa Curitiba, mais uma etapa do projeto Capacita Mais Paraná.
O evento aconteceu no Centro de Eventos da Ceasa e contou com a participação de Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária; do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; e do diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz.
Foram entregues os certificados de conclusão dos dois cursos de Panificação para 24 pessoas de 15 entidades, e famílias cadastradas junto ao programa Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba.
Todos esses trabalhos de aulas teóricas e práticas de outros processamentos são realizados na Cozinha Industrial do Banco de Alimentos.
“O Capacita Mais Paraná tem a finalidade de preparar famílias, pessoas em vulnerabilidade social e econômica, dando a elas mais conhecimentos sobre o reaproveitamento e preparo de alimentos básicos, dando a elas questões ligadas a segurança alimentar”, disse Luciana Sato Massa. O projeto é também estendido para entidades e organizações socioassistenciais sem fins lucrativos. “Os cursos e oficinas buscam dar às pessoas envolvidas também a possibilidade de uma geração de renda extra, com a possibilidade da venda desses produtos”, acrescentou a primeira-dama.
Para Norberto Ortigara, capacitar sempre é bom para que se possa aprender algo novo, e melhorar as habilidades. “Desde o primeiro momento que nos foi apresentada essa proposta consideramos viável a sua execução, nos auxiliando dentro das politicas do Estado nas questões ligadas à segurança alimentar”, disse o secretário, que adiantou aos presentes que nos próximos dias será lançado um edital de um orçamento para a compra de R$ 35 milhões de alimentos básicos, que serão repassadas para entidades que acolhem pessoas carentes no Estado.
Segundo Éder Eduardo Bublitz, a participação dos permissionários atacadistas e dos produtores que atuam nas Ceasas do Paraná, e que fazem as doções dos hortigranjeiros e produtos para o Banco de Alimentos, tem sido fundamental para que o Estado seja referência nacional nesses tipos de ações realizadas pelo programa. “Saímos de 50 toneladas mês de doações há cinco anos, para termos agora no último mês de dezembro (2021) a doação de 429 toneladas. Temos agora essa nova atividade junto ao projeto Capacita Mais. Nossa equipe de trabalho, e dos demais parceiros e entidades que participam deste projeto, tem sido importante nesse trabalho social”, afirma o dirigente da Ceasa Paraná.
“Temos outras ações de preparo de opções da produção artesanal de alimentos como doces, geleias entre outros”, disse Joelma Kapp, instrutora alimentar do Senar Paraná, que também integra o grupo de apoio ao projeto.
As primeiras ações do projeto aconteceram em 2021 na Ceasa Curitiba e ficou conhecido como “Páscoa Solidária”. Na ocasião, os alunos habilitados foram os cadastrados no convênio de parceria do programa Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, com o Departamento de Policial Penal – Deppen. Neste ano já foram realizadas ações junto ao Banco de Alimentos das Ceasas de Londrina e Maringá. “Essa é uma ótima oportunidade para eles terem algo a mais que sirva como aprendizado para a vida, principalmente para que eles possam ser reinseridos na sociedade, e consequentemente no mercado de trabalho”, disse Adriane Tondinelli, nutricionista que ministra o curso na Ceasa Londrina. Estão previstas ainda novos cursos como o de preparação artesanal de alimentos, de floristas entre outros.
Participaram dos dois cursos na Ceasa Curitiba representantes das associações de Catadores de Materiais Recicláveis Parceiros do Meio Ambiente; de Acolhimento Rancho dos Profetas; Amor e Movimento – Amovi; da Mandiritubense de Amigos dos Idosos; Hospital São Julian; Comunidades Terapêuticas Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro; Valentes de Davi; famílias atendidas no Banco de Alimentos – Comunidades; Deppen – Equipe Cozinha Industrial; Legião da Boa Vontade – LBV; Instituto Mães de Misericórdia Servas dos Pobres; Passos da Criança; e Apae de Pinhais.
Além da Ceasa, Seab, Sejuf, Deppen, Senar/PR participam ainda do apoio do programa Capacita Mais Paraná, o Sindicato dos Permissionários da Ceasa – Sindaruc, Faep, Fetaep, Prefeitura Municipal de Curitiba, e o 13° Batalhão da Polícia Militar.
Fonte: AEN
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou