CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Estado empossa representantes da sociedade no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Estado empossa representantes da sociedade civil no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência.Foto: SEJUF

Estado empossa representantes da sociedade no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Ao falar em nome do Estado, o secretário da pasta, Rogério Carboni, colocou a Sejuf à disposição do Coede em suas principais reivindicações. “Todos os segmentos......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Estado empossa representantes da sociedade no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Estado empossa representantes da sociedade civil no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência.Foto: SEJUF

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) deu posse nesta semana aos 12 novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Coede/PR para o biênio 2022/2024. O Coede é um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas públicas, que tem como objetivo principal assegurar os direitos da pessoa com deficiência. Compete a ele acompanhar o planejamento e a execução das políticas, programas setoriais e a implementação da Política Nacional para Integração desse público.

Ao falar em nome do Estado, o secretário da pasta, Rogério Carboni, colocou a Sejuf à disposição do Coede em suas principais reivindicações. “Todos os segmentos da sociedade civil têm merecido nossa atenção. As pessoas com deficiência encontram-se entre aquelas com atendimento prioritário. As políticas públicas e os programas setoriais para integração desse segmento à sociedade como um todo são compromissos prioritários do Governo do Paraná”, assegurou.

Os 24 membros do novo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (12 titulares e 12 suplentes) elegeram Emanuele Aguiar como presidente para esta nova gestão e Quelen Silveira Coden, como vice. A secretária executiva é Camila Scarante.

Natural de Matinhos, no Litoral, Emanuele representa a Apae de seu município, onde foi aluna e fez terapias quando criança. Formada em Gestão de Recursos Humanos e Geografia pela UFPR, ela atua como pesquisadora da área da deficiência sobre direitos e sexualidade da mulher com deficiência.

“Coloquei meu nome à disposição do Conselho porque acho importante a gente lutar pelos nossos direitos e colocar a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em pauta. Fui eleita presidente do Coede com muita alegria. Agora vou trabalhar em conjunto com os outros integrantes para a garantia de políticas públicas e garantia de direitos das pessoas com deficiência”, disse.

Os 12 novos conselheiros, em conjunto com os 12 representantes do Poder Público, empossados anteriormente, assumiram as seguintes áreas de atuação: deficiência física, deficiência auditiva e/ou surdez, deficiência intelectual, deficiência visual e/ou cego, transtorno global do desenvolvimento e múltipla deficiência.

“Até aqui temos recorrido ao Fundo da Criança e do Adolescente e ao Fundo de Política para a Pessoa Idosa para atender aos programas voltados aos deficientes dessas faixas etárias, mas temos necessidade de incluir a pessoa com deficiência entre os 18 e 60 anos com um fundo próprio. Iniciamos esse processo durante a nossa gestão e ficamos na expectativa de que isso se efetive durante a gestão que se inicia”, disse o ex-presidente Luiz Felipe Braga Cortês, ligado ao Poder Executivo.

Confira as associações que indicaram representantes:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Matinhos – Área de atuação: Deficiência Física;

Associação dos Deficiente Físicos de Apucarana (ADEFIAP) – Área de atuação: Deficiência Física;

Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI) – Área de atuação: Deficiência Auditiva e/ou Surdez;

Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI) – Área de atuação: Deficiência Auditiva e/ou Surdez;

Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAES) – Área de atuação: Deficiência Intelectual;

Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) – Área de atuação: Deficiência Intelectual;

Instituto Paranaense de Cego (IPC) – Área de atuação: Deficiência visual e/ou cego;

Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFV) – Área de atuação: Deficiência visual e/ou cego;

Centro Ocupacional de Londrina (COL) – Área de atuação: Transtorno do Espectro Autista;

Associação Mantenedora do Ensino Alternativo (AMENA) – Área de atuação: Transtorno do Espectro Autista;

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel – Área de atuação: Múltipla Deficiência;

Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) – Área de atuação: Múltipla Deficiência.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN