CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Operação Au92 desarticula organização criminosa de comércio ilegal de ouro e urânio
Polícia Federal

Operação Au92 desarticula organização criminosa de comércio ilegal de ouro e urânio

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva. As ações ocorreram em seis estados brasileiros. Mais de 50 policiais......

Publicado em

Por Polícia Federal

Publicidade
Imagem referente a Operação Au92 desarticula organização criminosa de comércio ilegal de ouro e urânio
Polícia Federal

Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 24/12, a Operação Au92*, para desarticular organização criminosa especializada no comércio ilegal de ouro e de urânio.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva. As ações ocorreram em seis estados brasileiros. Mais de 50 policiais federais participaram dos trabalhos, que tiveram buscas e apreensões nas seguintes cidades: Macapá/AP (3), Ananindeua/PA (2), Rio de Janeiro/RJ (1), São Paulo/SP (1), Natal/RN (1) e Palmas/TO (1). Foram efetivadas ainda oito prisões preventivas, sendo três delas em Macapá/AP. As medidas cautelares foram cumpridas contra os negociadores e compradores do minério.

As investigações tiveram início após os policiais terem acesso a documentos que comprovariam a atuação de uma organização criminosa especializada no comércio transnacional de minério, em geral ouro e urânio, no Estado do Amapá.

Dentre as ações do grupo, estavam a falsificação de documentos para regularizar os minerais – pertencentes à União – e assim praticar seu comércio a partir do Amapá com outras unidades da Federação, no mercado paralelo. Em alguns casos, constatou-se que o produto do crime tinha como destino final países europeus.

A PF identificou indícios de que parte do ouro era extraído na Guiana Francesa e Suriname e esquentado no distrito do Lourenço, em Calçoene/AP. O material era armazenado em Macapá e em Porto Grande. Há indícios ainda de que o produto do crime era transportado para os outros Estados a partir de pistas clandestinas no Amapá. A extração do ouro também ocorria na Venezuela e era comercializada em Boa Vista/RR.

A investigação identificou que, em apenas um dos negócios realizados pela organização, o valor ultrapassaria a casa dos R$ 115 milhões de reais. Restou demonstrado ainda que a organização criminosa também realizava a comercialização de urânio com compradores oriundos de países da Europa.

Os envolvidos podem responder pelos delitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, usurpação de matéria-prima da União e extração ilegal de minério. As penas somadas podem chegar a 26 anos de reclusão.

*O nome da operação é uma referência ao símbolo do ouro e do número atômico do urânio na tabela periódica.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

 Instagram: @policiafederalamapa

Fonte: Polícia Federal

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN