CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Na Regional Matriz, aniversário da cidade é celebrado com boa notícia

Curitiba – Na Regional Matriz, aniversário da cidade é celebrado com boa notícia

“Com muita alegria, neste aniversário da nossa amada cidade, eu trago a boa notícia que é um presente para todos nós: a pandemia está terminando. Ontem,......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Na Regional Matriz, aniversário da cidade é celebrado com boa notícia

O Mercado Central da Rua da Cidadania da Matriz parou por alguns minutos, nesta quarta-feira (23/3), para assistir à celebração pelos 329 anos de fundação da cidade. Para o prefeito Rafael Greca, que participou do evento, a data ficará marcada pela proximidade do fim da pandemia da covid-19.

“Com muita alegria, neste aniversário da nossa amada cidade, eu trago a boa notícia que é um presente para todos nós: a pandemia está terminando. Ontem, depois de muito tempo, não tivemos uma única internação por causa da covid. Viva a saúde, viva a vacina, viva as crianças e viva Curitiba”, disse Greca.

Os convidados

O evento contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes das escolas municipais Caramuru e Professor Brandão, que vibraram com as brincadeiras do personagem Curitibinha e a encenação do Auto da Fundação de Curitiba – com atores vestidos de índios e de colonizadores para contar a história e as lendas envolvendo o surgimento da cidade.

Meninos e meninas agitavam bandeirinhas da cidade e conjuntos de balões verdes, brancos e vermelhos – as cores de Curitiba.

“Aqui é uma alegria só. Tem aniversário da cidade, Natal e shows da Banda Lyra. A gente até fica esperando”, disse o lojista Diego Ferreira. Há dez anos ele vende artigos esportivos no box de frente para a praça da Rua da Cidadania e se divertiu com as atrações culturais e a alegria da criançada.

De presente, a boa notícia

Depois do Hino de Curitiba e do Parabéns a Você, executado pela Banda Lyra Curitibana, o prefeito ajudou na distribuição de pedaços de bolo. Eram os bem-casados – quadrados de massa branca recheados de goiabada e embrulhados com papel crepe e fita. “É muito bom: palavra de gordo”, disse Greca, em tom divertido.

O evento contou com a participação da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e dos presidentes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Watercamper; da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel; e da Companhia Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Também estavam lá os vereadores Pier Petruzziello, Leônidas Dias, Tico Kuzma, Sargento Tânia Guerreiro, Mauro Bobato e Nori Seto; os assessores especiais Cibele Dias e Lucas Navarro; e os administradores regionais do Portão, Gérson Gunha, e da Matriz, Rafaela Lupion.

Mais eventos na Matriz

A festa de aniversário da cidade foi o primeiro grande evento da semana na sede da Regional Matriz. Na quinta-feira (24/3), na Praça Rui Barbosa, das 9h às 17h, acontece o Mutirão de Emprego organizado pelo governo estadual. A Prefeitura apoia o evento com a cessão do espaço e a extensão da rede lógica. No mesmo dia, à tarde, serão distribuídas as mudas do Desafio 100 Mil Árvores Para Curitiba, para o público que se cadastrar no projeto.

Na sexta-feira (25/3), das 13h às 17h, será a vez do serviço de orientação jurídica oferecido pela Defensoria Pública do Paraná, na Rua da Cidadania, próximo à entrada pela Praça Rui Barbosa. Destinado a mulheres previamente cadastradas, o evento também é apoiado pela Prefeitura. No local também estará o Ônibus Lilás – a unidade móvel de prestação de serviços da Assessoria de Direitos Humanos e Política para Mulheres.

Programação cultural pelos 329 anos de Curitiba

Dia 23
19h – Camerata Antiqua de Curitiba
Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Dia 26
16h – Filmes Em Busca de Curitiba Perdida (Estevan Silvera) e Belarmino & Gabriela (Geraldo Pioli)
19h – Filmes sobre Curitiba
Cinemateca (Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – S.Francisco)

20h – Luís Rolim e Grupo – Clássicos do Samba
Regional Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso)

20h – Evocação dos 329 anos
Ilha da Ilusão – Passeio Público

20h – Show Carlos Careqa e banda
Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho)

Dia 27
10h30 – Caravana Étnica
11h30 – Auto da Fundação de Curitiba
Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem)

11h30 – Roda de Choro com Orquestra de Corda
Conservatório de Música Popular Brasileira (R. Mateus Leme, 66 – S. Francisco)

15h às 16h30 – Portas Abertas – Dança e Improvisação
(R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – S. Francisco)

16h – Filmes Em Busca de Curitiba Perdida (Estevan Silvera) e Belarmino & Gabriela (Geraldo Pioli)
19h – Filmes sobre Curitiba
Cinemateca (Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – S. Francisco)

20h – Show Carlos Careqa e banda
Inauguração do busto de Vinícius de Moraes
Ordem de Serviço para Restauração do Teatro do Paiol
Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho)

20h – Evocação 329 anos
Ilha da Ilusão – Passeio Público

20h – Trio Traquitana – MPB
Regional Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso)

22h – Transmissão da Cerimônia do Oscar – 3 anos do Cine Passeio
Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)

Dia 28
20h – Ópera de Curitiba – Evocação 329 anos
Ilha da Ilusão – Passeio Público

Dia 29
9h – Leitura de Poemas de Autores Curitibanos
Casa de Leitura Walmor Marcelino (R. Lupionópolis – Sítio Cercado)

Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN