CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Arquiteto francês responsável pelo restauro da Notre Dame dará aula em Curitiba
Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, recebe o arquiteto francês Benjamin Mouton. Curitiba, 22/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba – Arquiteto francês responsável pelo restauro da Notre Dame dará aula em Curitiba

A Notre-Dame de Paris, construção do século 12, foi atingida por um incêndio em 2019 e teve parte de sua estrutura comprometida. Mouton é consultor do......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Arquiteto francês responsável pelo restauro da Notre Dame dará aula em Curitiba
Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, recebe o arquiteto francês Benjamin Mouton. Curitiba, 22/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba recebe nesta semana uma das maiores autoridades em restauro de patrimônio histórico do mundo. O arquiteto francês Benjamin Mouton, responsável pela restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris, dará aula no curso de especialização em Patrimônio, Arquitetura e Cultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

A Notre-Dame de Paris, construção do século 12, foi atingida por um incêndio em 2019 e teve parte de sua estrutura comprometida. Mouton é consultor do estado francês nos projetos de restauro.

Nesta quarta-feira (23/3), ele fará uma palestra aberta ao público, às 19h, na Capela Santa Maria. A entrada é de graça, por ordem de chegada ao local (informações no fim do texto).

O arquiteto é professor emérito da École de Chaillot, parceira do curso de especialização da UTFPR/FCC, e membro da Academia de Arquitetura, antiga Real Academia de Arquitetura da França. 

Moutoun chegou em Curitiba nesta terça-feira (22/3) e foi recebido pelo prefeito Rafael Greca e pela primeira-dama Margarita Sansone, no Salão Brasil do Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura. 

“Estamos profundamente honrados com sua visita e também curiosos em ouvir suas palavras sobre as intervenções feitas para a recuperação da Catedral de Notre-Dame, um ícone da espiritualidade ocidental. Que os jovens arquitetos e engenheiros curitibanos aprendam com suas lições de humildade e de profunda humanidade”, destacou Greca .

Mensagem de paz

O arquiteto francês ficará na cidade até sábado (26/3) e dará aulas para os 38 alunos do curso de especialização Patrimônio, Arquitetura e Cultura, que foi aberto em 2021 e é o primeiro do Brasil. 

“Depois do incêndio da Catedral de Notre-Dame, a mais bela mensagem que a arquitetura me permite trazer é de paz. Quando ela foi atingida pelo incêndio, o mundo mostrou que Notre-Dame não era da França, ela era do mundo inteiro e uniu religiões e países”, disse Mouton.

Parte dos alunos de especialização e professores estiveram na cerimônia de recepção do arquiteto. Também participaram a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler; o reitor do Instituto Tecnológico de Bragança (Portugal), Orlando Isidoro Afonso Rodrigues; e o novo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Rogério Renato Mateucci.

Quem é Benjamin Mounton

Formado em Arquitetura em 1972, Benjamin Mouton graduou-se também em Artes dois anos mais tarde. Em 1980, tornou-se chefe dos Monumentos Históricos da França e, a partir de 1994, assumiu a inspeção geral de todos os edifícios históricos, liderando mais de 34 arquitetos responsáveis por esse setor.

Mouton atua como consultor maior do estado francês para todo procedimento ou projeto de restauro nos principais monumentos franceses. 

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais