CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba – Educação lança nova edição dos cadernos pedagógicos de transição
Lançamento dos cadernos de transição com a presença da Secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Barcila. Curitiba, 17/03/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

Curitiba – Educação lança nova edição dos cadernos pedagógicos de transição

O lançamento integra a programação da Secretaria Municipal da Educação alusiva aos 329 anos de Curitiba. O objetivo é ampliar e aprofundar as ações curriculares do......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba – Educação lança nova edição dos cadernos pedagógicos de transição
Lançamento dos cadernos de transição com a presença da Secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Barcila. Curitiba, 17/03/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

Os professores da rede municipal de ensino passam a contar este ano com a nova edição dos Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição 2021/2022, materiais técnicos desenvolvidos pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental com base na produção das crianças e estudantes.

O lançamento integra a programação da Secretaria Municipal da Educação alusiva aos 329 anos de Curitiba. O objetivo é ampliar e aprofundar as ações curriculares do período de transição dos anos letivos de 2021 e 2022.

Os primeiros cadernos foram lançados no início de 2021, com base na produção dos estudantes durante a pandemia, iniciada em 2020. O ano letivo de 2020, iniciado em fevereiro, foi quase inteiro no formato de ensino remoto, pois o isolamento social começou já em março.

“Desde o início da pandemia nós mapeamos a aprendizagem das crianças ao longo de 2020 e elaboramos um grande material para 2021, fruto de um trabalho minucioso. Foram 22 volumes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Em 2021, a partir do segundo semestre, começamos com o formato híbrido e da mesma maneira a produção dos estudantes foi acompanhada e rendeu estes novos 17 volumes”, esclareceu a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Os cadernos de transição foram elaborados a partir de dois eixos principais: as propostas metodológicas para a continuidade de transição e o eixo da aprendizagem a partir de diferentes níveis. Incluem as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Arte, Ciências e demais componentes curriculares, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e inclusão.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, destacou que os novos volumes são uma continuidade do trabalho iniciado em 2020. “A construção dos cadernos é fruto de um grande desafio, e de uma superação”, disse Simone.

Os cadernos subsidiam o trabalho do professor em sala de aula. E cada um trabalha os conteúdos conforme a necessidade de seus estudantes.

Presenças

Também participaram da live de lançamento os superintendentes de Gestão Educacional, Andressa Pereira; e Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a gerente do Currículo, Luciana Zaidan; e a gerente da Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN