CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Foz terá a segunda Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Foz terá a segunda Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

O enfrentamento à discriminação e a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para a promoção da igualdade racial serão debatidos no próximo dia 25......

Publicado em

Por Prefeitura de Foz do Iguaçu

Publicidade
Imagem referente a Foz terá a segunda Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

O enfrentamento à discriminação e a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para a promoção da igualdade racial serão debatidos no próximo dia 25 de março durante a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial na Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu.

O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, é organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e reunirá representantes de classe e membros da sociedade civil organizada. O tema central é: “Enfrentamento ao racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico-racionais e de intolerância religiosa: Política de Estado é responsabilidade de todos nós”. 

Para a presidente do conselho, Ilsy Adriana Galvão, a conferência é uma oportunidade de ouvir as demandas e debater ações para a efetivação do respeito, da proteção e concretização de todos os direitos humanos. “O principal objetivo da conferência é dar voz as demandas da sociedade. Vivemos em um país que não se reconhece racista, mas que mata negros todos os dias. Temos problemas étnicos fortíssimos que marcam a população negra. Precisamos garantir acessos a uma educação de qualidade, à saúde e lutar pela igualdade social e econômica”, afirma a presidente do conselho, Ilsy Adriana Galvão. 

Segundo ela, através dos encontros é possível avançar em diversas pautas que envolvem o enfrentamento ao racismo. “O conselho foi criado em 2019 através de uma demanda da conferência de 2017. A pandemia limitou nossas mobilizações, mas conseguimos avançar em diversos aspectos. Recebemos denúncias que foram combatidas, fizemos parcerias para a promoção de cursos com a Unila e o incentivo à promoção do trabalho com meninos e meninas negras, e com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, implementamos políticas públicas que asseguram nossos direitos”, informou. 

Além dos debates, a conferência irá eleger os delegados que participarão dos eventos a nível estadual e nacional. Também serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

Pré-conferências

A partir de hoje (15) até o dia 23 de março serão realizadas as pré-conferências em diferentes locais da cidade. Conforme explicou a diretora da Secretaria de Direitos Humanos, Mazé Saad, estas etapas são obrigatórias para que sejam alinhadas as propostas. “As pré-conferências e conferências livres são reuniões de diálogos, reflexões e debates sobre os problemas e as desigualdades étnico-raciais, existentes em nosso município, estado e país. Servem para apontar alternativas, saídas e possibilidades de superar o racismo e a discriminação e promover a igualdade racial e a garantia de direitos”, explicou. 

Os eventos também são alusivos ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, lembrado em 21 de março.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN