AMP
Palestra gratuita com mestre e luthier caiçara no MUPAFoto: SECC

Luthier e mestre da cultura caiçara fala sobre a principal matéria-prima dos instrumentos do fandango

A conversa “Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras” vai abordar diferentes facetas desta matéria-prima e técnicas centenárias da marcenaria desenvolvidas nas comunidades......

Publicado em

Por CGN

Palestra gratuita com mestre e luthier caiçara no MUPAFoto: SECC

O luthier e mestre da cultura caiçara Aorelio Domingues vai compartilhar com o público do Museu Paranaense (MUPA), na quinta-feira (17), conhecimentos tradicionais vinculados à madeira caxeta, uma espécie nativa da Mata Atlântica. A caxeta está intimamente conectada à musicalidade caiçara: é a principal matéria-prima de instrumentos musicais e de tamancos utilizados no fandango – música e dança típicas da cultura predominante das regiões litorâneas do Sul e Sudeste do Brasil e patrimônio imaterial brasileiro.  

A conversa “Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras” vai abordar diferentes facetas desta matéria-prima e técnicas centenárias da marcenaria desenvolvidas nas comunidades tradicionais do Litoral sul e Sudeste. Durante o bate-papo, Aorelio Domingues vai dar um enfoque especial aos instrumentos musicais produzidos a partir da caxeta, incluindo demonstrações de características de cada um tocando ao vivo músicas que pertencem à Folia do Divino.

Ele também vai abordar as relações ecológicas envolvidas no manejo tradicional da planta dentro das comunidades litorâneas do Paraná e os impasses da continuidade dessa relação secular em um meio repleto de proibições e restrições ambientais. 

Muito leve e extremamente fácil de cortar, aplainar e lixar, a madeira é usada há muitas gerações na fabricação artesanal de todo tipo de objetos. Diversos utensílios produzidos com caxeta estão, inclusive, presentes no acervo do MUPA: violas, rabecas e arcos, machetes e adufos.   

Esse evento integra a programação geral do Programa Público “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”, promovido pelo Museu. Para acompanhar a programação completa, que segue até maio deste ano, acesse AQUI essa página

SOBRE O CONVIDADO – Aorelio Domingues nasceu em 1977, em Paranaguá. Cursou Licenciatura em Desenho na Faculdade de Belas Artes do Paraná. Aprendeu a construir instrumentos aos nove anos com seu avô, Rodrigo Domingues (fandangueiro), e desde então vivencia o universo da cultura popular produzindo arte, dançando e tocando as tradicionais músicas do povo caiçara.

Músico e construtor, é mestre premiado pelo Ministério da Cultura por suas atividades no Fandango, Boi-de-Mamão, terço cantado e na Folia do Divino Espírito Santo. Também é diretor artístico da Associação de Cultura Popular Mandicuera e fundador, idealizador e músico da Orquestra Rabecônica do Brasil.

Serviço
Palestra demonstrativa “Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras”, com o luthier e mestre da cultura caiçara Aorelio Domingues
Quinta-feira, 17 de março, às 19h
Local: Museu Paranaense (MUPA)
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição, e sujeita à lotação do espaço
MUPA: Rua Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X