
Curitiba – Ippuc recebe equipe do embaixador do Japão no Brasil
Para tratar de detalhes da vinda do embaixador à capital paranaense, o cônsul-geral adjunto, Kazuu Wakaeda, e a assessora executiva do setor político-econômico do consulado em......
Publicado em
Por CGN

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, visitará Curitiba na próxima quarta-feira (16/3), onde cumprirá compromissos protocolares com o prefeito Rafael Greca e o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.
Para tratar de detalhes da vinda do embaixador à capital paranaense, o cônsul-geral adjunto, Kazuu Wakaeda, e a assessora executiva do setor político-econômico do consulado em Curitiba, Kumiko Abe, foram recebidos em reunião, nesta terça-feira (8/3), pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e a diretora de Informações do Instituto, Liana Vallicelli.
“A visita do embaixador Teiji Hayashi à nossa cidade consolida a importante parceria de longa data que temos com o Japão. Outro reforço importante, o conceito de smart city colocado em prática pelo prefeito Rafael Greca, abre ainda mais possibilidades para a troca de experiências com os japoneses”, disse Jamur.
A reunião com os representantes do consulado foi para avaliar a possibilidade da inclusão do Ippuc no roteiro de visitas do embaixador Teiji Hayashi. O embaixador é signatário da parceria técnica entre Curitiba e o Japão, firmada por intermédio do Instituto com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Formalizada no final de fevereiro, a cooperação entre as partes será pelo período de dois anos, a contar da data de formalização, e prevê a capacitação de técnicos do Ippuc e da Prefeitura de Curitiba e a troca de experiências com equipes japonesas para a formulação de políticas públicas inovadoras e o desenvolvimento de projetos orientados à sustentabilidade urbana.
Na visita ao Ippuc, os representantes do consulado japonês conheceram as instalações do instituto e receberam informações sobre projetos curitibanos que fazem parte do conceito Smart City, entre eles o da evolução do transporte público, ações de prevenção a mudanças climáticas e novas tecnologias vinculadas ao sistema de geoprocessamento.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou