CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsas da Europa fecham na maioria em queda, de olho no petróleo e sanções

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,10%, a 417,13 pontos, estendendo as perdas da semana passada. ...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Após uma sessão volátil, as principais bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta segunda-feira, 7. Na madrugada, os índices foram pressionados por notícias ligadas a possíveis sanções ao petróleo russo e preços do petróleo superando os US$ 130 por barril. A possibilidade de novas negociações entre Ucrânia e Rússia ajudaram a diminuir as perdas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,10%, a 417,13 pontos, estendendo as perdas da semana passada.

Ontem, o secretário de Estado americano, Anthony Blinken, disse que os Estados Unidos e seus aliados estão em “discussão ativa” sobre proibir as importações do petróleo russo. Enquanto a presidente da Câmara dos Representantes americana, Nancy Pelosi, anunciou articulação para isolar a Rússia em comércio global, incluindo o setor de energia. Os preços do petróleo superaram os US$ 130 com a escalada da guerra.

Analista da CMC Markets, Michael Hewson explica que os altos preços da commodity levaram os mercados acionários na Ásia para o vermelho, dadas as preocupações com a “destruição de demanda e um aumento de recessão global”. Movimento similar foi visto na Europa. “Esse pico mais alto dos preços do petróleo provou ser de curta duração, mas também destacou como o sentimento do mercado é instável e provavelmente permanecerá assim. E, embora os preços tenham recuado desses máximos intradiários, eles ainda estão em alta no dia”, diz o economista.

A imposição das sanções ao petróleo teria impacto especial para países europeus. O premiê britânico, Boris Johnson, disse que a opção não está descartada, enquanto o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse se opor ao corte de fornecimento de energia pela Rússia, informou a Bloomberg.

Em Londres, ações ligadas a commodities, como BP (+3,83%), Shell (+8,05%) e Glencore (+3,08%), avançaram. Ainda assim, o índice FTSE 100 fechou em queda de 0,40%, a 6.959,48 pontos, acompanhado pelo CAC 40, de Paris, com recuo de 1,31%, a 5.982,27 pontos.

A CMC avalia que as fortes quedas vistas mais cedo foram revertidas com a notícia de que o Kremlin pararia ação militar caso a Ucrânia cumpra certas exigentes. Reconhecer a Crimeia como território russo e a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk estão entre as demandas.

Com o cenário, o DAX, em Frankfurt, cedeu 1,98%, a 12.834,65 pontos, apesar de dados macroeconômicos alemães positivos. As vendas de varejo subiram 2% em janeiro ante dezembro, como previsto, enquanto as encomendas à indústria tiveram alta acima do esperado.

Em Milão, o FTSE MIB caiu 1,36%, a 22.160,28 pontos, enquanto em Madri, o IBEX 35 teve baixa de 0,99%, a 7.644,60 pontos, segundo dados preliminares. Na contramão, o PSI 20, de Lisboa, subiu 1,16%, a 5393,48 pontos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN