CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

PIB poderá subir até 1,5% em 2022 e pessimistas vão errar de novo, diz Guedes

“Eles pessimistas vão errar de novo, não tenho a menor dúvida. Eles têm errado desde o início. Na última vez em que estivemos presencialmente no G-20,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as projeções do mercado para o Produto Interno Brasileiro (PIB) do Brasil em 2022 apenas crescerão ao longo do ano, podendo chegar até a uma expansão de 1,5%. Em entrevista à Jovem Pan News, Guedes voltou a criticar os “pessimistas” que preveem retração ou crescimento baixo da economia.

“Eles pessimistas vão errar de novo, não tenho a menor dúvida. Eles têm errado desde o início. Na última vez em que estivemos presencialmente no G-20, chamei a atenção deles pelo seguinte: fazem toda hora previsões onde subestimam o Brasil e superestimam o que acontece com eles, mas, na verdade, vacinamos mais do que eles e estamos crescendo mais do que a média deles. E este ano vai acontecer a mesma coisa”, disse Guedes.

O ministro afirmou que o crescimento do PIB em 2021, que deve ficar em torno de 4,5%, poderia ser de até 6,5%, mas ao custo de uma inflação ainda mais alta. “Aproveitamos a recuperação forte e atenuamos os estímulos fiscais e monetários para que o Brasil possa crescer de uma forma sustentável. Em vez de fazer como no passado, na tentativa de fuga de crises anteriores, que acabaram levando o Brasil ao caos”, explicou.

Guedes atribuiu a inflação persistente no Brasil a um fenômeno global que uniu contratação da oferta com estímulos fiscais e monetários que expandiram a demanda.

“Acho uma enorme desonestidade intelectual as mesmas pessoas que reconhecem o efeito devastador da pandemia sobre a saúde no mundo não reconhecerem também o efeito devastador sobre a economia”, disse o ministro na entrevista. “Os Estados Unidos estão com a taxa mais alta de inflação nos últimos 35 anos. A Europa, dos últimos 30. Além disso, houve um agravante particular no Brasil, que foi a crise hídrica. Teve um choque de inflação de energia.”

Reformas

Paulo Guedes também disse na entrevista que a reforma mais importante para o crescimento do Brasil no futuro é a tributária. De acordo com Guedes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeram a dar andamento à pauta das reformas, apesar de 2022 ser um ano eleitoral.

A revisão da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física, disse ele, deveria ser discutida no âmbito das mudanças tributárias. No mesmo sentido, ele falou que “casos particulares” de reajustes a servidores públicos deveriam ser tratados no âmbito da reforma administrativa.

Privatizações

O ministro da Economia disse não acreditar que a Eletrobras seja privatizada já no primeiro semestre, ao contrário do que têm dito membros da equipe econômica.

Questionado, Guedes disse acreditar que a estatal responsável pela geração de energia será privatizada – e espera que isso aconteça rápido. Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a primeira etapa da modelagem da estatal e tende a julgar a segunda etapa entre março e abril.

“Agora é só a mecânica de privatização girar. Acreditamos que vá girar e vá acontecer. Gostaríamos que acontecesse o mais rápido possível. Não acreditamos que seja tão rápido, ainda no primeiro semestre”, respondeu o ministro.

O chefe da pasta econômica falou que aguarda ainda para este ano a privatização dos Correios, que está no Senado e é prioridade para o governo, os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, além dos portos de Vitória e de Santos.

O ministro também disse acreditar que as privatizações farão parte de um “bom debate” no programa eleitoral deste ano, principalmente porque o líder das pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem se posicionado contra a venda das empresas estatais.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN