CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Volta às aulas exige atenção redobrada e respeito no trânsito

Volta às aulas exige atenção redobrada e respeito no trânsito

Para aumentar a segurança viária, são necessários cuidados redobrados. A Escola Pública de Trânsito (EPTran) destaca que os condutores têm que ter em mente que......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Volta às aulas exige atenção redobrada e respeito no trânsito

O retorno às aulas pode impactar em até 20% a mais no movimento de veículos em horários concentrados de entrada e saída dos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior. A estimativa é da Superintendência de Trânsito (Setran). Esse cenário vem acompanhado de reclamações de desrespeito de parte dos motoristas às regras de trânsito nas proximidades de creches, escolas e universidades, como situações de excesso de velocidade e parada em locais proibidos.

Para aumentar a segurança viária, são necessários cuidados redobrados. A Escola Pública de Trânsito (EPTran) destaca que os condutores têm que ter em mente que os pedestres, sejam eles adultos ou crianças, têm preferência. 

Por isso, o respeito ao limite de velocidade de 30 km/h na proximidade das escolas e a atenção redobrada para a travessia das crianças são essenciais para evitar acidentes. As faixas de pedestres também devem ser priorizadas ao atravessar a rua, para garantir a segurança dos pequenos.

Evite abusos

Outra preocupação é com as paradas irregulares em filas duplas ou até triplas, complicando o tráfego nestes locais. Para o diretor da EPTran, Claudionor Agibert, a maioria dessas situações é consequência direta da pressa dos condutores para buscar e deixar os filhos na escola.

“Os pais devem sair com mais antecedência de casa, de maneira que eles possam estacionar o veículo próximo da escola, descer e deixar a criança com calma”, explica ele.

Caso não seja possível estacionar, a EPTran orienta que o motorista deve procurar um local adequado para deixar o carro, mesmo que tenha que andar uma pequena distância. Essa atitude reduz o movimento de veículos nas portas das escolas, e consequentemente, diminui os riscos.

A EPTran aponta que os motoristas que não têm filhos também podem colaborar e não comprometer a fluidez viária. “Se o condutor costuma passar em frente de uma escola no trajeto diário, ele pode tentar adotar caminhos alternativos”, argumenta Agibert.

Fiscalização das condutas

Agentes de trânsito e guardas municipais fazem fiscalizações de trânsito de forma rotineira em toda a cidade. Ações mais intensas, em pontos específicos, podem ser desenvolvidas nos locais apontados pela população pela Central 156. 

Instituições de ensino também podem fazer a solicitação da Operação Escola à Setran. Conforme decreto municipal 1.172/2014, as escolas autorizadas pelo setor de Engenharia da Setran a ter a Operação Escola devem designar funcionários para treinamento e atuação como monitor nos horários escolares.

Os treinamentos são realizados após a autorização de funcionamento da operação. Confira mais informações aqui.

Orientações de trânsito para a volta às aulas

  • Ao passar por unidades escolares, o motorista deve reduzir a velocidade. O limite é de 30 km/h.
  • Os responsáveis devem redobrar a atenção na hora de deixar e buscar os estudantes na escola, atravessando na faixa de pedestres e segurando a criança pelo pulso – pela mão, ela pode se soltar facilmente.
  • É proibido parar em fila dupla para embarque e desembarque. Se necessário, estacionar o veículo em local permitido para acompanhar o filho a pé até a entrada da escola.
  • No interior do veículo, usar o dispositivo de retenção adequado à faixa etária da criança.
  • Sempre respeitar a sinalização de trânsito, organizada de forma a garantir mais segurança a todos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN