CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Comprovante de vacinação em Foz: o que muda?

Comprovante de vacinação em Foz: o que muda?

Foto: Christian Rizzi/PMFI.Seguindo a tendência de pelo menos 16 capitais brasileiras que já exigem o comprovante de vacinação, Foz do Iguaçu a partir deste sábado (22)......

Publicado em

Por Prefeitura de Foz do Iguaçu

Publicidade
Imagem referente a Comprovante de vacinação em Foz: o que muda?

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Seguindo a tendência de pelo menos 16 capitais brasileiras que já exigem o comprovante de vacinação, Foz do Iguaçu a partir deste sábado (22) também pede a apresentação do documento para a entrada em eventos e em prédios públicos da administração municipal.

A medida neste momento se justifica devido ao grande aumento de casos de covid registrado desde o início do ano, o que acarretou um aumento de quase 50% na procura pelos serviços da rede municipal de saúde. Embora o crescimento de casos tenha sido exponencial, no entanto, a maioria são pacientes com sintomas leves, o que tem sido atribuído ao sucesso da campanha de imunização.

Mesmo assim, houve aumento do número de internações pela doença – no Hospital Municipal, no início de janeiro, eram sete internados em leitos de UTI Covid – nesta sexta-feira (21) eram 34 pessoas internadas em leitos de UTI Covid, sendo que cerca de 80% delas não têm o esquema vacinal completo (duas doses mais dose de reforço).

“Além de ser um ato de amor consigo e com o próximo, a vacina também representa uma diminuição de custos para o Município, pois as pessoas que estão completamente imunizadas têm muito menos chance de precisar de um leito de enfermaria ou de UTI”, destaca o prefeito Chico Brasileiro.

Economia

O prefeito Chico Brasileiro ressalta que as atividades turísticas e comerciais em Foz do Iguaçu estão a pleno vapor, justamente devido ao avanço da vacinação, que possibilitou a diminuição das restrições e o retorno total das atividades. A exigência do comprovante de vacinação, segundo ele, será um atrativo ainda maior para os visitantes da cidade.

“Grandes cidades turísticas de todo o mundo exigem o comprovante da vacinação para se consolidarem como um destino seguro. Foz do Iguaçu, desde o início, seguiu todos os protocolos e agora demonstra que aqui também é exigida a vacinação para ser uma cidade ainda mais protegida para a população e para os que desejam nos visitar”, pontua o prefeito.

Vacinação

O principal objetivo da exigência do comprovante de vacinação é fazer com que as pessoas que ainda não receberam a primeira dose, ou estão com a segunda e terceira dose em atraso compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município para completar o esquema vacinal, garantindo maior proteção contra a covid-19.

“Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde do Município possuem vacinas e estão preparadas para atender toda a população. Não é mais necessário o agendamento prévio, então aqueles que estão com alguma das doses atrasadas podem se dirigir à unidade mais próxima para receber a vacina”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 18 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada em Foz do Iguaçu e mais de 50 mil devem comparecer para a receber a dose de reforço.

Exigências

Conforme o decreto publicado na sexta-feira, a partir deste sábado (22) é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação atualizado contra a covid para o acesso a eventos sociais, esportivos, clubes e espaços com shows e danças, casas noturnas e lounges.

Na segunda-feira (24), o certificado de vacinação também passa a ser exigido para entrar em prédios públicos da administração direta e indireta. A exceção é para os serviços essenciais dos órgãos vinculados à saúde, educação e segurança.

Poderá ser apresentada a carteirinha física de vacinação ou o certificado digital disponível na plataforma ConecteSus, do Ministério da saúde, disponível pelo link https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home. Aqueles que não possuírem o certificado atualizado deverão apresentar comprovante do exame de RT-PCR ou teste de antígeno negativos para Covid realizados 24h antecedentes ao acesso.

Isolamento domiciliar

O decreto da prefeitura também aumenta as penalidades para as pessoas que descumprirem o isolamento domiciliar e o uso obrigatório de máscara, com o objetivo de diminuir a circulação do vírus na cidade.

A multa para quem não usar máscaras é de 20 UFFIs (Unidades Fiscais de Foz do Iguaçu). Atualmente, 1 UFFI = R$ 101,65. Este valor também poderá ser aplicado aqueles que não apresentarem o certificado de vacinação nos locais onde passa a ser obrigatório. Os estabelecimentos que não exigirem o documento para acesso poderão ser multados em 500 UFFIs.

Já os pacientes que descumprirem o isolamento domiciliar ficam sujeitos a multa de 200 UFFIs e notificação para eventual responsabilização criminal. As denúncias referentes ao descumprimento dessas medidas podem ser feitas por meio da Central 156: aplicativo 156 Foz (todos os dias) ou telefone 156 (de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN