CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Vacinação Kids: Crianças de 5 a 11 anos começam a ser imunizadas contra a Covid em Cascavel

Vacinação Kids: Crianças de 5 a 11 anos começam a ser imunizadas contra a Covid em Cascavel

Cascavel recebeu 1.830 doses para a vacinação e mais de 350 agendamentos de crianças já foram realizados...

Publicado em

Por Allan Machado

Publicidade
Imagem referente a Vacinação Kids: Crianças de 5 a 11 anos começam a ser imunizadas contra a Covid em Cascavel

Hamilton, Cristian, José, Larissa, e muitas outras crianças, com idades entre 5 a 11 anos, foram hoje (20) às 39 unidades de saúde de Cascavel, pela manhã, para tomar a dose da vacina contra a Covid-19.São cerca de 27 mil crianças nesta faixa etária para serem vacinadas contra a Covid.

Cascavel recebeu 1.830 doses, teve 358 agendamentos de crianças com comorbidades, deficiência física permanente, autistas, portadoras de síndrome de Down.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, acompanhou o início da imunização na unidade do bairro Cidade Verde. “Os pais precisam comparecer às unidades de saúde e fazer o agendamento para seus filhos e trazê-los para tomar a vacina. O agendamento permite que a gente faça a imunização por grupos de cinco, e isso não sobrecarrega, não dá aglomeração. E após a dose, as crianças ficam por 20 minutos na unidade de saúde para acompanhamento”, enfatizou.

José Fernando Lewandoski Neto, de 11 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados e disse que aguardava ansioso pelo momento da imunização. “Eu estava esperando muito para me proteger da Covid-19. Eu acho importante as crianças e adultos tomarem a vacina porque nós já perdemos muita gente de 2020 pra cá e eu não quero que mais pessoas morram por causa deste vírus. Todos temos direito à vacina”, falou.

 Para os pais que foram à unidade de saúde do bairro Cidade Verde, este foi um momento de alívio e de mais segurança em relação a luta contra a Covid-19. Lizia Lewandoski, destacou a importância da vacina para crianças. “Lá em casa todos já estávamos imunizados, faltava o José, e agora estou bem mais tranquila, aliviada. É uma esperança de dias melhores para todos”.

O agendamento

Ali Haidar, gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, orientou os pais a fazerem o agendamento da vacina para as crianças. “Se algum pai ainda não levou sua criança com comorbidades, ainda temos doses disponíveis, nas unidades de saúde. Lembrando que até amanhã estaremos vacinando as crianças e na segunda feira voltaremos ao calendário dos adultos. A manutenção do formato de agendamento ainda será avaliada, para vermos a necessidade de manutenção, mas provavelmente será mantido o agendamento para crianças”, enfatizou.

 A Sesau reforça a necessidade de vacina para toda a população. “Ainda estamos sob uma forte onda da variante Ômicron que está fazendo um grande número de contaminados, triplicaram procuras nas Unidades de Pronto Atendimento. Passamos de 250 atendimentos para uma média de 600 atendimentos nas últimas 24 horas. Felizmente o quadro agudo é menor, é mais superficial, não está levando as pessoas para internamento hospitalar, mas precisamos dar atenção para que os casos não compliquem e as pessoas não precisem de leitos de enfermarias, UTIs ou indo a óbito”, reforçou o secretário de saúde, Miroslau Bailak.

Um ano da vacina

 O secretário de Saúde falou ainda deste primeiro ano de vacinação contra a Covid-19 em Cascavel completado hoje. “A gente esperava muito mais problemas neste período, mais dificuldades, mas com o trabalho de excelência da equipe de saúde do Município de Cascavel conseguimos dar conta de atender nossa demanda. A equipe tem se empenhado muito para vacinar a população. Não tivemos graves problemas, intercorrências, perdas de vacina, com exceção de uma única situação que representou menos de 0,05% das vacinas perdidas no país, então realmente a gente só tem que se alegrar com os resultados, porque vacinamos mais de 575 mil cascavelenses e já fizemos um número importantíssimo da primeira, segunda dose e do reforço”, frisou.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais