CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Secretaria de Saúde acompanha vacinação de crianças contra covid-19 em Cascavel

Secretaria de Saúde acompanha vacinação de crianças contra covid-19 em Cascavel

O procedimento está sendo feito por agendamento, sendo de maneira presencial, a intenção é evitar trotes e transtornos. Hoje foram feitas 200 marcações, sendo que como...

Publicado em

Por Allan Machado

Publicidade

Nesta quinta-feira (20), o secretário de Saúde Miroslau Bailak e sua equipe acompanha a vacinação de crianças contra a covid-19. Os profissionais estiveram na unidade de saúde do Cidade Verde. No local, os pais eram orientados e as crianças aguardavam para receberem a primeira dose da vacina.

O procedimento está sendo feito por agendamento, sendo de maneira presencial, a intenção é evitar trotes e transtornos. Hoje foram feitas 200 marcações, sendo que como crianças com comorbidade, como autismo, crianças com síndrome de down.

O objetivo é imunizar de 25 a 27 mil crianças de 5 a 11 anos.

As crianças precisam esperar cerca de 20 minutos, sendo que é uma determinação da Anvisa, a intenção é separar um pouco, ou seja, não deixar que haja aglomeração nos ambientes, um tempo bom para que fique bom para todos.

As unidades de saúde estão atendendo pacientes respiratórios e havia-se a dúvida sobre misturar os pacientes que procuram atendimento com crianças que são levadas a unidades para serem imunizadas, mas Miroslau explicou que as crianças não estão ficando no mesmo espaço que os pacientes, sendo que por isso o método é feito por agendamento, ou seja, a criança e o seu responsável chega no horário marcado e vai ao local onde está sendo feita a vacinação, o atendimento é rápido e não há aglomeração.

O secretário ainda salienta que ” o vírus etá em todos os lugares, é preciso que cada um faça a sua parte, ou seja, mantenha o uso da máscara, faça a higiene das mãos e mantenha o distanciamento”.

A Secretaria de Saúde aponta que em dezembro teve uma queda de pessoas contaminadas, sendo que no dia 28 havia oito casos novos no dia, mas na sequência ocorreu a crescente por conta da variante Ômicron, com contagio rápido, mas que não leva estágio grave, é uma variante que não sem compara com a Delta, pois não tem internamentos,.

A crescente contaminação de covid no município, não ocorreu apenas regionalizado, ou seja, também aconteceu no estado, no Brasil e no mundo. Miroslau aponta que Cascavel está avançando muito bem na vacinação e com isso diminuiu drasticamente o número de óbitos no município.

Alguns pais ficam resistente com a vacianção de seus filhos, mas não há contraindicação, inclusive existe a possibilidade de ocorrer a vacinação para crianças acima de 3 anos. No mundo, mais de 8 milhões de crianças já foram imunizadas, e não há casos de graves intercorrências.

Cascavel recebeu 1.800 doses da vacina e deve durar para quatro ou cinco dias, sendo que na semana que vem existe a possibilidade de uma nova remessa.

Hoje completa um ano da vacinação no município e segundo Miroslau, nessa mesma época do ano passado, havia-se muitas mortes em decorrência do vírus, e é possível notar essa queda de óbitos.

A Secretaria de Saúde acredita estar em avanço quanto à imunização e por isso houve redução nos internamentos e óbitos pela doença.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais