CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Antes de melhorar, vai piorar – por Caio Gottlieb

Antes de melhorar, vai piorar – por Caio Gottlieb

Levando-se em conta as projeções matemáticas dos virologistas, o pico das infecções no Brasil pela nova variante deve ocorrer entre o fim de janeiro e o...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Publicidade
Imagem referente a Antes de melhorar, vai piorar – por Caio Gottlieb

Diante do fato de que as atuais vacinas contra a Covid-19 revelaram-se pouco eficazes no combate à ômicron, que é cem vezes mais transmissível, embora, felizmente, bem menos letal, que as cepas que a precederam, convém redobrar nas próximas semanas os cuidados básicos que vêm se mostrando eficientes para conter a disseminação da doença: usar máscara, higienizar as mãos e praticar o distanciamento social.

Levando-se em conta as projeções matemáticas dos virologistas, o pico das infecções no Brasil pela nova variante deve ocorrer entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, quando os casos poderão ultrapassar a marca de 1 milhão por dia, número que considera também aqueles que serão contaminados, mas não testados, ou seja, que não irão aparecer nos dados oficiais do país.

A boa notícia é que, se o novo ciclo do coronavírus acompanhar o padrão verificado em outros países, acontecerá logo em seguida uma rápida desaceleração dos contágios, pois o patógeno não encontrará mais tanta gente suscetível à sua ação.

Dez entre nove cientistas apostam que, a partir daí, estaremos caminhando para o término da pandemia e sua transformação em uma enfermidade respiratória endêmica, como as gripes sazonais, que enfrentaremos com imunizações periódicas e medicamentos antivirais.

Dos males, o menor.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais