CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Mobilidade e ruas mais seguras pautaram trabalho no trânsito
Motocaixas ganham expansão pela Avenida Victor Ferreira do Amaral. Foto: Luiz costa/SMCS

Mobilidade e ruas mais seguras pautaram trabalho no trânsito

Hoje, esse é o padrão na cidade, com exceção de vias com características de trânsito mais rápido, como a Avenida Comendador Franco e Linha Verde, além......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Mobilidade e ruas mais seguras pautaram trabalho no trânsito
Motocaixas ganham expansão pela Avenida Victor Ferreira do Amaral. Foto: Luiz costa/SMCS

Ruas mais seguras para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Curitiba deu início a uma alteração significativa no trânsito da cidade neste ano: ampliar as vias urbanas em que o limite de velocidade não ultrapasse os 50 km/h.

Hoje, esse é o padrão na cidade, com exceção de vias com características de trânsito mais rápido, como a Avenida Comendador Franco e Linha Verde, além das principais vias de ligação entre o centro e os bairros (vias rápidas norte-sul e leste-oeste). É uma estratégia avançada, adotada por grandes e médias cidades do mundo todo, com um objetivo claro: reduzir acidentes e mortes.

“É o respeito à vida, que não pode ser negligenciada por atitudes imprudentes”, destaca o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Estratégia esta que chega dentro de um planejamento macro e que envolve três vertentes: criar infraestrutura mais segura, reduzir a velocidade máxima permitida e fiscalizar. Juntas, essas propostas podem mudar efetivamente a forma de atuação sobre a segurança no trânsito, numa responsabilidade compartilhada entre usuários das vias e planejadores urbanos.

“Não cabe somente ao poder público a responsabilidade por um trânsito mais seguro em nossa cidade. Como cidadãos, também precisamos fazer a nossa parte, respeitando leis e sinalizações, estarmos atentos e praticarmos a gentileza no trânsito”, defende a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Meios variados de locomoção

A iniciativa integra ainda um planejamento maior de estímulo à mobilidade ativa.

“É necessário que a gente repense nossas formas de locomoção, percorrendo distâncias menores a pé ou de bicicleta, por exemplo”, acentua Rosangela.

Para isso, a Prefeitura tem investido em revitalizações de ciclovias, ciclofaixas, passeios compartilhados e ciclorrotas já existentes e, também, a ampliação de estruturas para quem anda de bicicleta.

Controlar o fluxo, propor intervenções de trajeto, garantir direito de passagem a todos e reduzir os impactos de grandes congestionamentos, na capital com maior número de veículos do País, também é atribuição da Setran, que ao longo do ano implantou novos semáforos e manteve acompanhamento em tempo real do movimento nas principais vias, no centro e nos bairros.

Convivência harmônica

A busca por esta convivência tranquila entre todos os atores do trânsito é reforçada com ações da Escola Pública de Trânsito (EPTran), que durante 2021 não descansou das ações educativas pautadas pelas mais diversas situações, como em canaletas do transporte coletivo (onde é proibido que demais veículos, que não sejam de emergência, trafeguem); em pontos onde ainda há muita colisão envolvendo ciclista; locais que precisam de mais atenção na travessia de idosos e de pessoa com mobilidade reduzida; cruzamentos com linhas férreas.

Quando as ações educativas não bastam, é momento de ações mais firmes, com a fiscalização. Os agentes fiscalizadores são também acionados para sinalizar e prestar o primeiro atendimento em acidentes de trânsito, auxiliar em bloqueios pontuais, na organização dos mais variados eventos, na retirada de veículos abandonados das ruas e para inibir todo tipo de conduta perigosa ou que possa gerar conflitos no trânsito.

No atendimento ao público, as facilidades em resolver as pendências e solicitar serviços da Setran pela internet aumentaram. O sistema permite que o cidadão indique condutor, apresente defesa de autuação ou recursos a multas recebidas, além de solicitar o cartão credencial para utilização de vagas exclusivas para pessoa idosa.

Velocidade de 50km/h é estratégia aprovada por moradores

Moradora do Boa Vista e tendo o Bacacheri como endereço para o trabalho, a empresária Cinthia Izidoro de Oliveira percebeu a nova sinalização e aprovou o novo limite de velocidade implantado nas ruas. “Eu acredito que irá reduzir a quantidade de acidentes com pedestres, ciclistas e veículos. Agora é aguardar o tempo de adaptação com essa nova velocidade implantada”, diz ela.

A alta velocidade incomodava Cinthia em algumas ruas do Bacacheri onde era difícil atravessar ou cruzar de carro.

“Tem motorista que quase decolava nas ruas México e Estados Unidos. Eu estava pensando em ligar para a Prefeitura pedindo lombada ou semáforo e foi muito engraçado: logo em seguida eu vi o semáforo, parecia que a Prefeitura estava lendo a minha mente”, conta.

Somados aos dois equipamentos do bairro Bacacheri, são 18 os cruzamentos que passaram a ser semaforizados em 2021, todos interligados à Central de Tráfego em Área (CTA), espaço que faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos e do deslocamento do transporte coletivo.

Pela CTA são controlados 92,9% dos semáforos da capital. De lá, é possível fazer remotamente a maioria dos reparos necessários, como alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos. Uma das exceções é quando ocorre o furto de cabos ou do controlador do semáforo, caso em que há necessidade de substituição do material no local.

Menos acidentes

A redução da velocidade em Curitiba não é uma iniciativa isolada. Ela vem precedida por experiências em grandes centros urbanos, como Genebra (Suíça), onde o limite de 50 km/h foi instituído há mais de 20 anos. Em Campo Grande (MS), a mesma intervenção foi feita em 2012.

Em velocidades mais baixas, o motorista enxerga melhor o entorno, tem mais tempo de reagir a eventos inesperados e consegue parar mais rapidamente se necessário.

Radar a serviço da segurança

No primeiro semestre de 2021 a Prefeitura deu início à implantação de equipamentos que, ao fim da instalação (prevista para os próximos meses), somará 200 locais (804 faixas de trânsito) monitorados com radares.

As imagens de radares permitem o cercamento eletrônico interligado ao projeto da Muralha Digital. Dotado de um software de inteligência, o sistema traça perfis comportamentais de veículos que transitam dentro do município, auxiliando as forças policiais no combate ao crime.

Todos os pontos com fiscalização foram sinalizados, com placas, semipórticos e legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar). A lista atualizada com os pontos de fiscalização eletrônica em funcionamento está no site da Setran.

Os radares possuem tecnologia chamada de não intrusiva. Com laços virtuais, permite cobrir a totalidade da área definida para a fiscalização, sem as chamadas áreas de sombra e sem possibilidade de a infração não ser detectada.

Leia a Matéria completa no site: www.curitiba.pr.gov.br

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN