CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Exagerou na bebida? Ressaquinha “tá braba”? E a ressaca moral tá como? Veja o que fazer
Foto: istock

Exagerou na bebida? Ressaquinha “tá braba”? E a ressaca moral tá como? Veja o que fazer

A CGN conversou com o farmacêutico, Alex Robson Bonin Amaro, que passou algumas dicas do que fazer para diminuir os efeitos do álcool no organismo....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Exagerou na bebida? Ressaquinha “tá braba”? E a ressaca moral tá como? Veja o que fazer
Foto: istock

Para muitos brasileiros toda hora é hora para beber! Está triste? Bora beber para esquecer! Foi promovido? Bora beber para comemorar. Está cansado? Partiu cachacinha para relaxar. A sogra chegou? É hora de beber para aguentar!

Final de ano as comemorações são ainda mais intensas e muitas vezes o exagero e misturas de bebidas alcóolicas podem trazer aquele desconforto no outro dia, a famosa ressaca.

Caracterizada por dores de cabeça, de estômago e no corpo, náuseas, vômitos, boca seca, irritação, sensibilidade à luz e mal-estar geral, a ressaca é uma reação natural do organismo diante de uma intoxicação pelo álcool.

Ou seja, seu corpo está passando por tudo isso na tentativa de eliminar a bebida, o que sobrecarrega o fígado, o estômago e o intestino. Porém, até que todo o álcool seja metabolizado e excretado, você terá algumas longas horas de sofrimento pela frente.

A CGN conversou com o farmacêutico de Cascavel, Alex Robson Bonin Amaro (CRF-30642), que passou algumas dicas de o que fazer para diminuir os efeitos do álcool no organismo.

Alex disse que para ajudar a curar a ressaca é importante ter uma alimentação leve durante o dia, aumentar a ingestão de líquidos e fazer uso de um remédio para ressaca para reduzir os sintomas.

Ele falou que a ressaca é um processo natural, que acontece devido à desidratação causada pelo excesso de álcool na corrente sanguínea, somado ao trabalho do fígado (assim como de várias enzimas) para eliminar as toxinas presentes nas bebidas e deixar o sangue novinho em folha.

1. Tome muita água

O álcool tem efeito diurético, o que significa que ele aumenta a eliminação de líquidos pela urina. Em consequência, o organismo sofre com a desidratação, responsável por boa parte dos sintomas de ressaca. Por isso, você pode ajudar seu corpo a se recuperar tomando muita água – aliás, intercalar uma dose de bebida com um copo de água é uma boa forma de prevenir todo esse mal-estar. Além disso, você pode complementar sua hidratação com água de coco, isotônicos e chás naturais, que ajudam a repor os sais perdidos pela micção.

2. Não exagere no café

Uma xícara de café até pode te dar mais energia para enfrentar um dia de ressaca e ajudar a aliviar a dor de cabeça, mas você não deve exagerar. O motivo para isso é que o café favorece a eliminação de água pela urina, agravando ainda mais os sintomas da desidratação. Por isso, restrinja seu consumo a apenas uma xícara pequena.

3. Aposte nas frutas e em sucos naturais

Os sucos naturais recém-preparados contêm boas doses de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que favorecem a desintoxicação do organismo e auxiliam você a curar a ressaca. Além disso, o açúcar natural das frutas ajuda a repor os níveis de glicose do sangue sem exageros. Você também pode consumir as frutas in natura, dando preferência àquelas com alto conteúdo de água, como melancia, melão, maçã e pera. Só não abuse das frutas cítricas, pois o ácido pode irritar ainda mais o estômago.

4. Faça refeições leves

Como o fígado, o estômago e o intestino estão sobrecarregados pelo excesso de álcool, é recomendável evitar o consumo de alimentos pesados para que esses órgãos possam se recuperar. Dessa forma, vale a pena apostar em uma alimentação leve e com pouca gordura, como saladas, arroz integral, peito de frango grelhado ou uma boa sopa de legumes.

5. Tenha cuidado com os medicamentos

O farmacêutico disse também que é necessário tomar cuidado com as medicações. Você até pode recorrer a um analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a dor de cabeça ou tomar medicamentos comumente associados ao combate à ressaca, como Engov ou Epocler, mas é preciso ter muito cuidado com a automedicação.

O Engov, por exemplo, contém mepiramina, uma substância anti-histamínica que pode causar sonolência, reduzindo suas capacidades motoras e seus reflexos. Esse também é um efeito adverso do Dorflex, em função de sua atividade como relaxante muscular.

Já o ácido acetilsalicílico, que está presente em medicamentos como Aspirina e Melhoral, costuma ser bastante eficaz para dores de cabeça, mas pode irritar ainda mais o estômago e, se consumido em excesso, causar sangramento gástrico.

O paracetamol, por sua vez, não é indicado para curar ressaca, pois sua metabolização pode sobrecarregar ainda mais o fígado. Dessa forma, é sempre importante ter orientação do médico ou do farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Ressaca moral

Atenção: Aquela história de tomar mais uns “goles” para rebater a bebedeira do dia anterior não funciona. Não esqueça também que muitas vezes, pior que a ressaca pelo álcool, é a ressaca moral causada pelo excesso de álcool. Então se controle para não se arrepender.

Aproveite com os amigos e com a família, se divirta, comemore, mas antes de tudo seja responsável. Se for dirigir não beba. Os piores acidentes de trânsito são provocados por motoristas irresponsáveis que colocam em risco a vida de outras pessoas enquanto dirigem embriagados.

Não seja motivo para esse tipo de notícia!

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais