CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Cometa pode ser observado no céu de PG neste Natal

Cometa pode ser observado no céu de PG neste Natal

Os astrônomos Leonardo Rataieski Soares e Maurício José Kaczmarech realizaram alguns registros fotográficos nesta sexta-feira (23) em Ponta Grossa. Eles orientam, aos curiosos, como encontrar o cometa...

Publicado em

Por CGN 1

Publicidade
Imagem referente a Cometa pode ser observado no céu de PG neste Natal

O Cometa Leonard, descoberto em janeiro deste ano, está visível no céu neste final de ano. Quem é amante da astronomia e está curioso em tentar encontrar o corpo celeste, deverá olhar, nas primeiras horas do anoitecer, a oeste – ou seja no lado onde o Sol se põe. Porém, para conseguir melhor enxergar o cometa, será necessário o auxílio de alguma lente de aproximação, seja um binóculo ou telescópio, ou então uma câmera fotográfica com lente de ampliação, com zoom (teleobjetiva), com a qual é possível fazer fotos em que aparece a cauda do cometa.

Em Ponta Grossa, os astrônomos amadores há semanas vinham tentado observar e fotografar o visitante do espaço, entretanto, a nebulosidade atrapalhou as buscas. Mas Leonardo Rataieski Soares e Maurício José Kaczmarech conseguiram alguns registros nesta sexta-feira (23). “Não é nenhuma estrela de Belém, mas no céu deste Natal os curiosos poderão observar o cometa Leonard. Havia a grande perspectiva de que seria um cometa visível a olho nu neste final de ano. O astro é composto por gelos e emana gases e poeira que são lançados ao espaço, caracterizando um cometa com uma cabeça nebulosa e uma ou mais caudas de gases e poeira”, explicou o astrônomo amador Maurício Kaczmarech.

Segundo explicou Kaczmarech, nos últimos dias o cometa ganhou um pouco de brilho e está visível a olho nu, mas o brilho esta decaindo. Nas imagens feitas por ele, utilizando uma máquina fotográfica e uma teleobjetiva, é possível observar o cometa com uma pequena cauda e uma cabeça visível a olho nu.

Aos interessados, o astrônomo amador orienta a olhar, com um binóculo e um mapa do céu, o horizonte oeste e tentar achar o ponto de luz. Ele explica que no Oeste, estão os planetas Vênus (mais baixo sobre o horizonte), Júpiter e Saturno, servem de referenciais na observação. E ensina como obter o auxílio de um mapa do céu. “Um bom mapa pode ser obtido no site Heavens Above, lembrando que deve se registrar a cidade onde o observador está e depois buscar ‘Cometa Leonard’ na lista de cometas. Será gerado um mapa que ajudará muito o observador”, orienta.

Leia a Matéria completa no site A Rede

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais