AMP
Foto Divulgação: Justiça Federal do Paraná

JFPR entrega para ONU o primeiro Relatório de Comunicação de Engajamento como Signatária do Pacto Global

A iniciativa representa um marco para a implementação e divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro da JFPR de forma mais atuante. A JFPR, desde......

Publicado em

Por Justiça Federal do Paraná

Foto Divulgação: Justiça Federal do Paraná

A Justiça Federal do Paraná (JFPR), na condição de signatária do Pacto Global, entregou o primeiro Relatório de Comunicação de Engajamento (COE) para a Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório tem a finalidade de apresentar as boas práticas realizadas pela instituição, de forma a construir um envolvimento de todos os colaboradores a aderirem a essas práticas dentro de suas atividades.

A iniciativa representa um marco para a implementação e divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro da JFPR de forma mais atuante. A JFPR, desde 2019, firmou parceria junto ao Pacto Global da ONU e a Agenda 2030 com os ODS dentro de suas atribuições. Assim, a instituição busca auxiliar no alcance dos 17 ODS e cumprir os 10 Princípios designados para alcançarmos um mundo melhor. 

Entre as iniciativas adotadas pela JFPR, a instituição passou a contar com um importante recurso de acessibilidade digital, o VLIBRAS, ferramenta do governo federal que possibilita que pessoas surdas acessem os conteúdos do site em sua língua natural de comunicação.

A JFPR também é signatária da Rede Sustenta Paraná — Rede Paranaense para a Sustentabilidade na Gestão Pública — desde 2019, fortalecendo a cultura de sustentabilidade no Estado. Em 2021, a JFPR teve a honra de ser anfitriã do evento anual da Rede, com o tema “Agenda 2030 em foco”.

Em relação à Pandemia de COVID-19, foram realizadas ações para auxiliar o bem estar e saúde dos colaboradores, priorizando sua integridade física e mental num momento de grandes incertezas. Para tanto desenvolveram-se ações que trabalharam o psicológico e deram o apoio necessário àqueles que necessitavam de ajuda. Também foram realizadas ações externas por meio do voluntariado e doações de recursos para auxiliar quem mais necessitava para o enfrentamento ao coronavírus.

O Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR (LINC) deu início às suas atividades na JFPR em 2020 e desde então participa ativamente do ecossistema nacional de inovação, atuando em eventos externos e estimulando internamente a cultura da inovação.

O Plano de Logística Sustentável (PLS), da JFPR, também é uma importante ferramenta para a racionalização do consumo de recursos e fortalecimento da consciência e responsabilidade social. Seu objetivo é a documentação das práticas adotadas e o desenvolvimento de novos projetos relacionados à sustentabilidade.

Nesse contexto, a JFPR tem trabalhado de forma contínua para reduzir o impacto negativo que suas atividades institucionais podem causar ao meio ambiente e à sociedade. Dentre as iniciativas de minimização de impactos ambientais estão: sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, substituição de copos descartáveis por canecas, utilização de lâmpadas de LED e adoção do processo eletrônico tanto judicial quanto administrativo.

Por fim, a instalação de uma usina fotovoltaica na Subseção Judiciária de Londrina/PR é precursora numa proposta de utilizar fontes renováveis e energia limpa, de forma a diminuir o consumo e consequentemente o impacto no meio ambiente. Os resultados de sua utilização já estão gerando resultados positivos e a JFPR tem planos para ampliar as ações instalando usinas em outras Subseções.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile