JFPR entrega para ONU o primeiro Relatório de Comunicação de Engajamento como Signatária do Pacto Global
A iniciativa representa um marco para a implementação e divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro da JFPR de forma mais atuante. A JFPR, desde......
Publicado em
A Justiça Federal do Paraná (JFPR), na condição de signatária do Pacto Global, entregou o primeiro Relatório de Comunicação de Engajamento (COE) para a Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório tem a finalidade de apresentar as boas práticas realizadas pela instituição, de forma a construir um envolvimento de todos os colaboradores a aderirem a essas práticas dentro de suas atividades.
A iniciativa representa um marco para a implementação e divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro da JFPR de forma mais atuante. A JFPR, desde 2019, firmou parceria junto ao Pacto Global da ONU e a Agenda 2030 com os ODS dentro de suas atribuições. Assim, a instituição busca auxiliar no alcance dos 17 ODS e cumprir os 10 Princípios designados para alcançarmos um mundo melhor.
Entre as iniciativas adotadas pela JFPR, a instituição passou a contar com um importante recurso de acessibilidade digital, o VLIBRAS, ferramenta do governo federal que possibilita que pessoas surdas acessem os conteúdos do site em sua língua natural de comunicação.
A JFPR também é signatária da Rede Sustenta Paraná — Rede Paranaense para a Sustentabilidade na Gestão Pública — desde 2019, fortalecendo a cultura de sustentabilidade no Estado. Em 2021, a JFPR teve a honra de ser anfitriã do evento anual da Rede, com o tema “Agenda 2030 em foco”.
Em relação à Pandemia de COVID-19, foram realizadas ações para auxiliar o bem estar e saúde dos colaboradores, priorizando sua integridade física e mental num momento de grandes incertezas. Para tanto desenvolveram-se ações que trabalharam o psicológico e deram o apoio necessário àqueles que necessitavam de ajuda. Também foram realizadas ações externas por meio do voluntariado e doações de recursos para auxiliar quem mais necessitava para o enfrentamento ao coronavírus.
O Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR (LINC) deu início às suas atividades na JFPR em 2020 e desde então participa ativamente do ecossistema nacional de inovação, atuando em eventos externos e estimulando internamente a cultura da inovação.
O Plano de Logística Sustentável (PLS), da JFPR, também é uma importante ferramenta para a racionalização do consumo de recursos e fortalecimento da consciência e responsabilidade social. Seu objetivo é a documentação das práticas adotadas e o desenvolvimento de novos projetos relacionados à sustentabilidade.
Nesse contexto, a JFPR tem trabalhado de forma contínua para reduzir o impacto negativo que suas atividades institucionais podem causar ao meio ambiente e à sociedade. Dentre as iniciativas de minimização de impactos ambientais estão: sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, substituição de copos descartáveis por canecas, utilização de lâmpadas de LED e adoção do processo eletrônico tanto judicial quanto administrativo.
Por fim, a instalação de uma usina fotovoltaica na Subseção Judiciária de Londrina/PR é precursora numa proposta de utilizar fontes renováveis e energia limpa, de forma a diminuir o consumo e consequentemente o impacto no meio ambiente. Os resultados de sua utilização já estão gerando resultados positivos e a JFPR tem planos para ampliar as ações instalando usinas em outras Subseções.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou