CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Adicione mais fator de proteção ao seu verão é o tema do Dezembro Laranja em 2021

Adicione mais fator de proteção ao seu verão é o tema do Dezembro Laranja em 2021

A médica dermatologista alertou sobre os cuidados que todos devem ter no dia-a-dia para prevenir e combater o câncer de pele que é o de maior...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Adicione mais fator de proteção ao seu verão é o tema do Dezembro Laranja em 2021

A edição 2021 da Campanha Dezembro Laranja foi lançada na manhã desta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Paraná, Paula Xavier da Silva Schiavon, que falou aos deputados durante o grande expediente da sessão plenária.

A médica dermatologista alertou sobre os cuidados que todos devem ter no dia-a-dia para prevenir e combater o câncer de pele que é o de maior incidência na população, representando 17% de todos os tumores malignos e 180 mil novos casos ao ano. Ela falou sobre os dois tipos, o carcinoma e o melanoma, sendo o primeiro diretamente ligado à exposição solar, formando uma ferida que nunca cicatriza. Já o melanoma, bem mais agressivo, pode gerar metástase afetando órgãos essenciais do corpo humano, como pulmão, fígado e cérebro.

“Com tantos casos muito evidentes, Campanhas como essa de conscientização são importantes. Em 2021 a Campanha vem com slogan ‘Adicione mais fator de proteção ao seu verão’, abordando a proteção solar com o uso de filtro, óculos, máscara e chapéu, e também aborda a importância de continuar se protegendo contra a tragédia que nos ronda, que é a Covid-19. A parceria entre a Sociedade de Dermatologia e a Assembleia começa com essa breve fala e com a iluminação dessa casa na cor laranja, mas que essa parceria também se estenda na busca da construção de outras políticas públicas”.

O deputado Anibelli Neto (MDB), autor da lei que criou há seis anos a campanha no Paraná, agradeceu a presença da médica Paula Schiavon na atualização das informações sobre a doença que devem ser levadas a todos os cantos do estado pelos deputados. “Essa campanha trata da importância da prevenção e da conscientização sobre o problema do câncer de pele. Nossa intenção de trazer alguém com competência para atualizar as informações sobre esse importante problema que a sociedade enfrenta e dizer como podemos enfrenta-lo, e para que os deputados levem essas informações para a população. Que possamos conscientizar nesse período que o câncer de pele mata”, disse.

A partir desta quarta-feira (1º) o prédio da Assembleia Legislativa estará iluminado na cor laranja. O pedido partiu do Hospital Erasto Gaertner, através do deputado Michele Caputo (PSDB), da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional Paraná, através do deputado Anibelli Neto.

Fonte: ALEP

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais