CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pedido de vista adia votação de relatório final do Grupo de Trabalho sobre Código de Mineração

Pedido de vista adia votação de relatório final do Grupo de Trabalho sobre Código de Mineração

“Nós, que estamos recebendo agora essa nova versão, não tivemos tempo de analisar o que foi incorporado, o que não foi incorporado, o que foi alterado,......

Publicado em

Por Agência Câmara

Publicidade
Imagem referente a Pedido de vista adia votação de relatório final do Grupo de Trabalho sobre Código de Mineração

O Grupo de Trabalho da Câmara criado para elaborar um projeto de lei sobre um novo Código de Mineração para o Brasil adiou, nesta quarta-feira (1º), a votação do relatório da deputada Greyce Elias (Avante-MG). Diferentes parlamentares apresentaram pedido de vista, para terem mais tempo de analisar o texto, que modifica uma legislação que vem desde 1967. Um deles foi o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

“Nós, que estamos recebendo agora essa nova versão, não tivemos tempo de analisar o que foi incorporado, o que não foi incorporado, o que foi alterado, então exige de nós um tempo maior. Outro motivo é exatamente por se tratar de uma alteração”, explicou.

Alguns deputados apontaram também que, pela importância do tema, o grupo de trabalho não seria a instância apropriada para elaborar o projeto de lei. O deputado Ivan Valente (Psol-SP) acredita que o novo Código de Mineração deveria ser analisado por uma comissão especial da Câmara, a ser criada especificamente para esta finalidade.

“A comissão especial é prevista no Regimento. O grupo de trabalho é uma proposta, é uma ferramenta do presidente da Casa para montar um grupo de estudo, mas ele não obedece aos ritos proporcionais da Casa, das comissões permanentes e das especiais, apontou.”

Alguns parlamentares pontuaram ainda que têm recebido críticas de várias entidades, tanto governamentais quanto privadas. O deputado Ricardo Izar (PP-SP) falou também sobre notícias veiculadas pela imprensa segundo as quais haveria uma possível suspeição da relatora, Greyce Elias, para analisar o tema, por ser casada com o sócio de uma mineradora.

“O que me deixou muito preocupado foram algumas reportagens relativas ao seu Pablo [marido da deputada]. Eu não sei se isso tira um pouco da transparência e da independência do nosso grupo de trabalho… então eu queria que fosse pensada a questão da suspeição do relatório por causa do envolvimento direto do Pablo”.

A deputada Greyce Farias repudiou as insinuações de que seria suspeita para relatar o projeto do novo código de mineração.

“As acusações levianas apresentadas à minha pessoa e à aminha família eu queria responder de forma cabal que eu discordo absolutamente. Se fosse assim, nenhum fazendeiro poderia participar da FPA [Frente Parlamentar da Agropecuária] ou de qualquer frente do agronegócio. Nenhum profissional poderia participar de nenhum debate importante. A empresa dele está sendo beneficiada, se ele tiver empresa?”, argumentou.

Em reportagens veiculadas na imprensa, o marido da deputada afirmou que as duas empresas de que seria sócio já estão desativadas e que já havia vendido a parte dele há mais de seis meses. Com o pedido de vista coletivo dos parlamentares, a análise do relatório do Grupo de Trabalho do Código de Mineração deve acontecer na próxima semana.

Reportagem – Silvério Rios
Edição – Ana Chalub

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais