CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a CCJ aprova relatório que sugere aprovação de 20 projetos relacionados a crianças e adolescentes
Billy Boss/Câmara dos Deputados

CCJ aprova relatório que sugere aprovação de 20 projetos relacionados a crianças e adolescentes

O relatório, proposto pelo deputado Diego Garcia (Pode-PR) e aprovado ontem pela subcomissão, aponta que a prevenção de ameaça ou violação dos direitos da criança e......

Publicado em

Por Agência Câmara

Publicidade
Imagem referente a CCJ aprova relatório que sugere aprovação de 20 projetos relacionados a crianças e adolescentes
Billy Boss/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1º), o relatório final da subcomissão especial que discute os direitos de crianças e adolescentes, com a sugestão de aprovação de 20 projetos de lei sobre o tema. 

O relatório, proposto pelo deputado Diego Garcia (Pode-PR) e aprovado ontem pela subcomissão, aponta que a prevenção de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente deve ocorrer por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e de ações coordenadas entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Entre as propostas consideradas prioritárias, estão a que permite visitação de criança ou adolescente à mãe ou ao pai internado em instituição de saúde (PL 9990/18); a que prevê sanções aos prestadores de serviços turísticos que cometerem infrações associadas à facilitação do turismo sexual (PL 5637/20); e a que estabelece o Programa Federal de Incentivo ao Trabalho Educativo (Projovem) para assegurar estágio remunerado (PL 2942/21).

Também estão na lista o projeto que condiciona o recebimento de patrocínio de bancos públicos por clubes de futebol e associações esportivas à adoção de medidas de proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual (PL 9622/18); o que fixa multa para o estabelecimento que vender bebida alcoólica a menores de 18 anos (PL 969/03); o que institui o Dia Nacional do Brincar (PL 4030/20); e o que cria o “Orçamento Criança” (PL 3826/19). 

A presidente da CCJ, deputada Bia Kicis (PSL-DF), marcou para o dia 9 de dezembro a votação dos projetos indicados pela subcomissão. 

Recomendações
Além da aprovação dos projetos de lei, o relatório traz uma série de recomendações, como licença remunerada suficiente para pais e responsáveis, a fim de atender às necessidades dos filhos; apoio à capacidade das mães de amamentar exclusivamente por seis meses; garantia de que todas as crianças tenham acesso a creches e educação infantil de qualidade e a preços acessíveis; e instituição de programas que proporcionem acesso ao primeiro emprego para os jovens.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Marcelo Oliveira

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN