CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Tema de energia é global e pode ser mais persistente, diz presidente do BC

“Tem um problema de preço nessa transição para uma economia mais limpa”, disse ele, durante o Encontro Anual de Dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira que a inflação global dos preços de energia pode ser mais persistente do que se esperava. Além do choque de preços observado neste ano, ele lembrou que a transição verde terá custos altos, em especial na mudança da matriz energética, o que pode criar pressões inflacionárias.

“Tem um problema de preço nessa transição para uma economia mais limpa”, disse ele, durante o Encontro Anual de Dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo Campos Neto, um dos maiores dilemas é a produção de insumos como as chamadas terras raras, metais necessários para carros elétricos e usinas que produzem energia limpa e renovável.

“Tem esse dilema entre querer atingir economia verde mais rápido e produção não tão verde de componentes”, disse ele. “A gente precisa entender que a transição verde será muito mais complexa do que se imaginava”, afirmou.

Nova variante da covid-19

O presidente do Banco Central afirmou que a emergência da nova variante Ômicron do coronavírus mostra que o problema da pandemia deve ser abordado de um ponto de vista global. “Não é por acaso que a gente vê alguns lugares onde a penetração da vacina é mais baixa servindo de indutores de novas variantes”, disse.

Na sua fala, ele avaliou que o Brasil tem ido bem no seu programa de imunização contra a covid-19, considerando que a rejeição aos imunizantes no País é baixa.

Campos Neto destacou também que o surgimento de antivirais aumenta o arsenal disponível para combater a pandemia.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN