CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Artista Érica Storer apresenta no Museu Paranaense performance de longa duração 
© SECC

Artista Érica Storer apresenta no Museu Paranaense performance de longa duração 

500 colheres, uma pedra e uma marreta compõem a ação, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano. A programação está marcada......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Artista Érica Storer apresenta no Museu Paranaense performance de longa duração 
© SECC

O Museu Paranaense (Mupa) recebe neste sábado (27) a artista curitibana Érica Storer para o início de uma performance artística inédita com mais de 30 horas de duração. A proposta, intitulada “Como fazer um buraco em uma pedra com uma colher”, ocupará o chamado Espaço Vitrine do Museu.

500 colheres, uma pedra e uma marreta compõem a ação, que será realizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano. A programação está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, 04 e 05 de dezembro e 11 e 12 de dezembro, sempre no mesmo horário: das 10h às 17h30. Nessas datas, Érica Storer estará performando no Museu sem sair do espaço em nenhum momento.

A proposta foi idealizada a partir de um manual desenhado pela própria artista durante um período de intercâmbio na Croácia. Esse manual foi colocado em prática por ela anos depois, já de volta a Curitiba, sua cidade natal. 

Atualmente, Érica Storer toca em questões como a meritocracia e o desempenho laboral, além de desenvolver estudos sobre como os objetos condicionam os corpos dentro do trabalho. “Eu encaro as performances como jornadas de trabalho: elas são sempre muito extensas, e dentro dessa possibilidade de jornada crio situações ficcionais, nas quais posso brincar e constranger um pouco sobre os conceitos do trabalho”, afirma Storer.

Entre os fins de semana marcados para a ação presencial da artista, o público poderá observar a transformação dos materiais utilizados por ela no decorrer de sua performance e também posteriormente, depois do dia 28 de novembro. A ideia é que todos os materiais usados permaneçam no Espaço Vitrine do Mupa como registro, e poderão ser vistos como uma parte integrante da proposta e do processo artístico até fevereiro de 2022. 

SOBRE O EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa lançado pelo Museu Paranaense em 2020 que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo, dessa maneira, a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação. 

Segundo a diretora do Mupa, Gabriela Bettega, esse edital busca abrir o espaço institucional do museu para dar amplitude e projeção a jovens artistas, arquitetos, designers e pesquisadores. “Aproveito para convidar a todos para, além de vir ao museu e fruir o trabalho da Érica, seguir e participar do próximo edital, que será lançado em janeiro de 2022”.

Na primeira edição do programa foram selecionadas três propostas, expostas ao longo de 2021. Interessados e interessadas em enviar propostas para a segunda edição, em janeiro do próximo ano, devem seguir acompanhando a comunicação do Mupa através do site oficial e redes sociais do museu para informações.

SOBRE A ARTISTA – Érica Storer (Curitiba – 1992) é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seu interesse caminha entre as relações do corpo, desempenho, trabalho e performance. Entre suas principais realizações está sua participação em diversos festivais, entre eles a programação da Venice International Performance Art Week, em Veneza, Itália; o festival de performance FREE FEM Radical, curada pelo grupo PAERsche, em Colônia, Alemanha; a programação de performances da SP-Arte, em São Paulo; a Temporada de Performance da Galeria Farol em Curitiba e a Semana de Performances da Bienal Internacional de Curitiba.

Em 2019-20 integrou o Programa de Residência Artística no Institut Supérieur des Beaux Arts – Besançon, Franche-Comté. Em 2020, compôs o Ciclo da Pivô-Pesquisa, em São Paulo; e também foi uma das artistas premiadas no 7° Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake. Recentemente foi contemplada no 49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e concorre ao prêmio da 30ª Mostra de Arte da Juventude do Sesc Ribeirão Preto (SP).

A exposição “Como fazer um buraco em uma pedra com uma colher” – Ocupação do Espaço Vitrine foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Compagás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sanepar e Copel.

Serviço

Abertura oficial dia 27 de novembro, às 11h. Na data, o Mupa vai oferecer uma cafeteria móvel para aproveitamento dos visitantes

Performance de longa duração nos dias: 

27 e 28 de novembro, das 10h às 17h30

04 e 05 de dezembro, das 10h às 17h30

11 e 12 de dezembro, das 10h às 17h30

A entrada no Museu Paranaense é sempre gratuita

Rua Kellers, 289, bairro São Francisco – Curitiba – Paraná

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN