CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Nota à imprensa – Atuação da Polícia Federal no ENEM
Polícia Federal

Nota à imprensa – Atuação da Polícia Federal no ENEM

Em todas as edições do ENEM, o INEP solicita a realização de vistoria nos locais envolvidos com o Exame Nacional do Ensino Médio, no escopo de......

Publicado em

Por Polícia Federal

Publicidade
Imagem referente a Nota à imprensa – Atuação da Polícia Federal no ENEM
Polícia Federal

Brasília/DF – A Polícia Federal, todos os anos, coordena as atividades de verificação de segurança para a realização das provas do ENEM, atuando em caráter preventivo e também em investigações decorrentes de alguma tentativa de burla ao exame (como, por exemplo, indivíduos que tentam usar ponto eletrônico na prova).

Em todas as edições do ENEM, o INEP solicita a realização de vistoria nos locais envolvidos com o Exame Nacional do Ensino Médio, no escopo de verificar se existem condições de segurança. Ademais, no caso de vazamento de alguma informação relativa ao ENEM, a informação técnica dos Peritos Criminais Federais servirá de balizamento para as atividades investigativas.

É importantíssimo ressaltar que a edição de 2020 do ENEM (a qual foi realizada no início do ano de 2021) foi a primeira com o ENEM DIGITAL. Trata-se de situação de conhecimento geral que, nos últimos anos, houve um crescimento de ataques cibernéticos a instituições públicas e empresas privadas. Desta forma, por corolário lógico, torna-se necessária uma evolução nas medidas profiláticas de segurança em um evento tão relevante quanto o Exame Nacional do Ensino Médio.

Portanto, a realização das vistorias constitui uma oportunidade de sugestão de melhorias e aperfeiçoamentos nos ambientes vistoriados. Aliás, deve ser ressaltado que o próprio INEP, nas diversas reuniões que são feitas todos os anos, sempre ressalta a importância destas fiscalizações e da apresentação de considerações sobre aperfeiçoamentos efetuadas pela Polícia Federal, em especial na parte de segurança física dos locais e da segurança no tráfego de informações.

No corrente ano não foi diferente, sendo que, por meio do Ofício nº 0753307/2021-GAB-INEP (datado de 20/08/2021), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira solicitou o apoio da Polícia Federal para aplicação do ENEM e outros exames para quatro atividades:

a) vistoria na Gráfica Plural;

b) escolta da mídia com a prova Enem Regular;

c) escolta da mídia com a videoprova do ENEM 2021;

d) inspeção do Ambiente Físico Integrado de Segurança (AFIS) do INEP. 

Ressalte-se que as atividades de vistoria da Gráfica Plural e da inspeção do Ambiente Físico Integrado de Segurança (AFIS) têm por finalidade averiguar as condições físicas de segurança destes locais. Reitere-se que, em nenhum momento, policiais federais tiveram ou sequer solicitaram acesso a qualquer material didático ou a eventuais questões de provas.

No escopo de dar total transparência ao que já foi realizado pela Polícia Federal na edição 2021 do ENEM, foram realizadas as seguintes atividades:

a)     2 de setembro de 2021 – um Perito Criminal Federal, lotado na Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos, acompanhado de servidor do INEP, efetuou verificações prévias de segurança no Ambiente Físico Integrado de Segurança, na Sede do INEP em Brasília/DF;

b)     8 de setembro de 2021 – vistoria técnica/análise de segurança na gráfica onde as provas são impressas;

c)     9 e 21 de setembro de 2021 – escolta das mídias que continham os arquivos das provas a serem impressas (trajeto realizado da sede do INEP, no Distrito Federal, até a gráfica, em São Paulo);

d)     14 de outubro de 2021 – vistoria técnica/análise de segurança no Centro de Distribuição dos Correios onde as provas permanecem após impressão;

e)     19 de novembro de 2021 – escolta da mídia contendo os arquivos da prova digital do ENEM (trajeto realizado dentro das dependências do INEP – do Ambiente Físico de Segurança até o Data Center da instituição);

No que toca à verificação efetuada no Ambiente Físico de Segurança, a verificação se referiu à segurança do ambiente, dos equipamentos, do controle de acesso, dos níveis de segurança de acesso, saídas de emergência, existência de controles de biometria, enfim, dos itens que garantiam que o local não fosse facilmente acessado por agentes externos. Essa medida preventiva é absolutamente salutar, visto, inclusive, o advento do ENEM DIGITAL.

Por fim, é relevante deixar absolutamente claro que a Polícia Federal, em nenhum momento, solicitou acesso ou demonstrou qualquer interesse em acessar materiais didáticos ou o conteúdo das provas ou de questões que farão parte do Exame Nacional de Ensino Médio. Ainda, um ponto a ser salientado é que a equipe da Polícia Federal que atuou na edição do ENEM 2020 é a mesma que está atuando na atual edição do ENEM.

A participação da Polícia Federal é absolutamente técnica, sendo absurda eventual ilação de que policiais federais, que laboram para que o Exame Nacional do Ensino Médio transcorra de forma segura e sem fraudes, tenham a intenção de interferir no exame ou causar quaisquer embaraços a servidores do INEP. Releva notar que a relação entre os servidores do INEP e a Polícia Federal sempre foi absolutamente harmoniosa e as atividades têm sempre o escopo de manter a lisura do ENEM e a realização de investigações no caso de detecção de alguma fraude ou burla ao certame.

 

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social

[email protected] | www.pf.gov.br

(61) 2024-8142

Fonte: Polícia Federal

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN